Dicas de Fotografia Fotografia de família

Fotógrafa está com a agenda cheia com ensaios à distância em projeto inovador

A fotógrafa Claúdia Oseki está fazendo sucesso com seu projeto "Sua Quarentena"

Em meio a uma crise de saúde e econômica sem precedentes é necessário encontrar novas soluções, reinventar processos e formas de continuar gerando renda e permanecer vivos no mercado. E isso não é nada fácil de fazer! Mas uma postura eficiente que todos podemos ter é ficar muito conectados e observar tudo que acontece, principalmente, na internet. E foi assim que a fotógrafa Claudia Oseki viu uma oportunidade de fazer ensaios à distância retratando em uma única imagem a rotina de pessoas e famílias durante a quarentena. Com o projeto ela tem ensaios todos os dias e está fotografando pessoas de todo o mundo.

Foto: Claudia Oseki
Foto: Claudia Oseki

“Eu estava completamente parada, com todos os meus trabalhos adiados. Vinha acompanhando alguns fotógrafos que começaram a fazer as capturas à distância. Fiz um teste de em ensaio lifestyle com uma amiga, usando a técnica de “printar” a tela da vídeo chamada, mas não gostei do resultado. Fiz um outro teste de captura com um amigo, desta vez para uma montagem. Gostei, mas a baixíssima qualidade me incomodava. Nesta mesma época, um amigo que mora fora, o Rodrigo, me ligou, e me deu um super incentivo. Conversamos e ele me falou sobre a técnica de uma amiga fotógrafa: ela fazia a direção das fotos com o cliente por um celular e por outro ela fazia a captura. Desta forma consegui uma boa qualidade das fotos”, revelou Claudia. E assim nascia o projeto “Sua Quarentena”.

Foto: Claudia Oseki

Segundo Claudia, as sessões são super divertidas, desde as “gambiarras ” para fixar o celular até o fato de ter que acionar o “timer” e sair correndo quando a cliente não tem alguém pra ajudar. “A captura é feita pelo celular do próprio cliente. A gente conversa por vídeo chamada, eu conheço a casa, decidimos o melhor local, claro, sempre de acordo com a melhor luz, espaço, ângulo. O cliente fica o celular e vamos fazendo uma seqüência de poses. A ideia do meu projeto é reproduzir em apenas uma imagem as várias rotinas do cliente durante a quarentena. Alguns clientes já me procuram até com ideias próprias”.

Foto: Claudia Oseki
Foto: Claudia Oseki

Depois de fazer o ensaio, Claudia pede ao cliente para enviar todas as fotos em alta resolução por email para ela fazer a montagem no Photoshop. “Desde o primeiro contato já explico para meu cliente sobre a qualidade da imagem, que depende de cada celular, e que o objetivo principal deste projeto está na montagem das fotos”, explicou.

Os resultados do projeto tem sido impressionantes. Enquanto a grande maioria dos fotógrafos estão parados aguardando o fim do isolamento social, Claudia está com a agenda cheia. “Tenho sessões todos os dias desde que lancei o projeto. Tenho feito ensaios com pessoas do mundo todo. Tenho clientes do Japão, Inglaterra, Irlanda e Estados Unidos. E claro, também muitos do Brasil. E além de conseguir uma renda, revejo meus clientes e venho conhecendo pessoas incríveis. E como amo mexer com manipulação de imagem, o projeto tem sido uma terapia”, disse a fotógrafa feliz da vida com os resultados. Veja abaixo mais algumas fotos do projeto.

Foto: Claudia Oseki
Foto: Claudia Oseki
Foto: Claudia Oseki
Foto: Claudia Oseki

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário