Curiosidades Dicas de Fotografia

Fotógrafa captura uma foto impressionante de um ‘arco-íris horizontal’. Entenda como acontece esse fenômeno ótico

Foto: Cessna Kutz

“Hoje testemunhei um fenômeno bem legal no lago Sammamish”, escreveu a fotógrafa americana Cessna Kutz em seu Instagram ao compartilhar a incrível foto. “Um arco-íris horizontal! Para mim, foi um pequeno lembrete de ter esperança e amor, em vez de medo e pânico nesses tempos desconhecidos”.

Depois de compartilhar as fotos, quase que instantaneamente elas viralizam nas redes sociais, afinal, não é todo dia que vemos um arco-íris horizontal. Sendo que a maioria das pessoas sequer sabiam que isso era possível esse fenômeno óptico. Mas Cessna nem fazia ideia de que as imagens iriam causar um alvoroço nas redes sociais. “Sinceramente, não fazia ideia de que essas fotos seriam notícia. Estava apenas querendo compartilhar um momento bonito que pude testemunhar. Sou super apaixonada por fotografia, por isso sou grata por Deus ter usado minhas fotos para tocar as pessoas, não apenas em todo o país, mas em todo o mundo”.

Foto: Cessna Kutz

Mas como é possível um arco-íris horizontal? Chegou a hora de entender. Popularmente chamado de arco-íris de fogo e cientificamente de arco circum-horizontal esse fenômeno ótico ocorre quando o sol está a uma distância superior a 58° em relação ao horizonte e os raios de luz atingem as nuvens cirros, que são nuvens bem finas e que estão em grandes altitudes (a mais de 10 mil metros de altitude e em temperaturas inferiores a zero graus). Como a temperatura dessas nuvens é bem baixa; elas são feitas de cristais de gelo hexagonais. Quando alinhados de maneira ideal, esses cristais agem como um prisma e resultam na refração da luz que lembra o arco-íris, só que de forma horizontal. Veja abaixo mais algumas imagens que encontramos numa pesquisa no Google mostrando mais a beleza desse fenômeno raro.

Um arco circum-horizontal sobre Ohio - Telescópio Hubble

Sobre o autor

Altair Hoppe

Altair Hoppe

Altair Hoppe é CEO da iPhoto Editora. Jornalista, é autor da série best-seller dos livros Adobe Photoshop Vol. 1, Vol. 2, Vol. 3, Vol. 4 e do livro Fotografia Digital Sem Mistérios. Também é autor dos DVDs Photoshop Dicas & Truques – Vol. 1 e Vol. 2. É membro da National Association of Photoshop Professional – USA, ministra palestras e seminários para universidades e cursos "in company" por todo o país. Foi consultor do quadro Detetive Virtual, do Fantástico (Rede Globo) e também participou de alguns episódios do programa Encontro com Fátima Bernardes. É diretor da iPhoto Editora.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário