Dicas de Fotografia

Entendendo o diafragma e sua função na fotografia

Livro de fotografia

Uma das palavras que você mais vai escutar na fotografia é: diafragma. E aprender a sua função e ações na fotografia e na câmera são extremamente importantes, caso contrário você pode estar deixando muita coisa para trás. 

O diafragma é a peça que define a quantidade de luz que entra na câmera. Ele em ajuste com outras funções, como ISO e obturador, fazem precisamente o que você quer obter na imagem. Mas a conversa aqui é sobre como entender essa peça. 

As lentes com maior abertura como as famosas 1.4 e 1.2 permitem que a luz seja captada em maior quantidade. Por isso acabam sendo tão caras e desejadas. Sua construção acaba sendo mais cara que outras lentes. 

1) Profundidade de campo

A profundidade de campo na fotografia é utilizada de acordo com o que o fotógrafo deseja. O que você precisa lembrar é que quanto maior a abertura da câmera menos foco terão os objetos ao fundo, o que serve muito bem para quando o objetivo é destacar o objeto à frente.

2) Nitidez

A nitidez será afetada de acordo com a abertura do diafragma. É preciso estudar seu objetivo e entender os limites e a capacidade da sua câmera e lente. 

3) pontos de luz

Se algo que alguns fotógrafos gostam são os pontos de luz nas imagens que se parecem com estrelas. Isso acontece quando o diafragma está mais fechado. 

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário