Dicas de Fotografia Técnica

Entenda como funciona o diafragma da câmera fotográfica

Livro de fotografia

Uma das coisas mais desejadas por entusiastas da fotografia que abandonam da função “Auto” das câmeras compactas é saber como obter aqueles belos desfoques vistos nas fotos dos profissionais. Para dominar essa técnica, é preciso entender como funcionam as aberturas focais das DSLR. Se você tem dúvidas, este tutorial irá clarear um pouco as coisas:

1

A abertura é importante porque determina a profundidade de campo ou a parte de sua foto que estará em foco. A maior abertura do diafragma resultará numa profundidade de campo muito baixa, deixando o fundo da sua fotografia desfocado. A menor abertura fornece uma maior profundidade de campo, deixando toda a sua foto em foco. Uma boa dica para lembrar essas configurações são as pessoas míopes, que para conseguir focar uma imagem distante, semicerram os olhos (fazendo-os ficarem pequenos) para conseguir enxergar melhor quando estão sem óculos.

Baixa profundidade de campo

(Baixa profundidade de campo)

Alta profundidade de campo

(Alta profundidade de campo)

A sua preferência pessoal e artística vai determinar o tipo da abertura que você deve usar, dependendo do que você está tentando alcançar com a sua fotografia.

Apresentamos aqui outros exemplos de aberturas focais para que você entenda melhor:

Na foto a seguir a abertura se encontra em f/1.2, uma abertura grande, o que resulta em uma profundidade de campo bastante superficial. Apenas uma garrafa está em foco. As que estão na frente e atrás dela já estão começando a ficar desfocadas. Neste tipo de abertura, quanto mais distante do objeto principal os outros elementos estiverem, mais desfocados eles ficarão.

f12

Na próxima imagem a abertura está um pouco mais fechada, em f/4.0. Nesta configuração, mais garrafas entraram em foco, mas as garrafas das extremidades ainda sofreram desfoque.

f4

Na última foto, a abertura está ainda menor, em f/9.0. Todas as garrafas estão claras e nítidas porque a profundidade de campo está mais alta, de modo que você começa a ver a parede no fundo entrando um pouco em foco.

f9

Em uma câmera DSLR, você pode escolher a sua própria abertura para as suas fotos, mas lembre-se que algumas lentes não chegam a uma abertura do diafragma tão alta. Algumas têm apenas uma abertura máxima de f/3.5 e, quando usado o zoom, de f/4.0, principalmente nas lentes que acompanham os kits da câmera.

Para aprimorar sua habilidade em configurar o diafragma e alcançar o clique perfeito, pegue a sua DSLR e pratique!

Fonte: Iheartnaptime.

Banner_Tacca

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário