Dicas de Fotografia

Direção de modelos: contato inicial e dicas

Nós já publicamos aqui um guia de poses básicas para se fotografar mulheres. Hoje, trazemos mais algumas dicas de direção de modelos.

O contato inicial, antes do ensaio, é importante para analisar o biotipo, ângulos e bloqueios pessoais. É nessa etapa que você deve se comunicar com a modelo, dizer o que espera do resultado, ganhar confiança, identificar o que a deixa desconfortável e quais são as suas melhores características. Nada de improvisar: o melhor resultado só poderá ser alcançado por meio de planejamento prévio e de instruções claras e objetivas para a modelo seguir.

Durante o ensaio crie um clima, não force a conexão e cuide para não distrair a modelo. É essencial que ela se sinta segura na posição. Dependendo da situação, um salto desconfortável ou alguma parte do corpo exposta pode ocasionar tensão muscular e insegurança ao posar. Preste atenção nos detalhes: se a modelo estiver tensa, isso refletirá em alguma parte do corpo.

Quatro sinais de que a modelo está receosa: braços cruzados, mãos no rosto, inclinação do corpo para trás e dar as costas.

direcao_de_modelos_contato_inicial_dicas_poses

Cabeça: a posição da cabeça é a parte do corpo que mais emite mensagens. Quando está reta, sugere que ela está encarando a outra pessoa de forma igual; levantada sugere sentimento de superioridade; abaixada indica sentimento de submissão e inclinada lateralmente indica desejo de agradar.

Mãos: se você estiver focando nas mãos, elas precisam parecer relaxadas e naturais. Peça para a modelo soltar os braços entre uma foto e outra e para levantá-los por alguns segundos para que as veias da mão não fiquem aparentes.

Cuidado com os dedos: não deixe-nos ficarem separados ou apontando para lugares que você não quer que chamem a atenção. O movimento deve ser suave, os dedos devem estar estendidos e soltos.

Atenção para as pernas: pernas cruzadas transmitem a ideia de que a pessoa está fechada, na defensiva ou submissa. Também indicam timidez. Quanto mais longe do cérebro está a parte do corpo, menos consciência temos do que ela está fazendo. Na maioria dos casos, podemos controlar nossas expressões faciais, braços e mãos, mas dificilmente simulamos gestos com as pernas e pés.

Descontraia: coloque alguma música, faça a modelo pensar em alguma situação alegre e agradável. Isso evitará contrações musculares, fará com que ela se solte e a expressão seja mais verdadeira.

Banner_Tacca