Dicas de Fotografia Retrato

Dicas para tirar uma boa selfie

Livros de fotografia

Apesar dos autorretratos terem surgido nos idos do século XV, época do Renascimento, eles talvez nunca tenham ganhado tanta atenção como no ano de 2013. O termo selfie (abreviação de self-portait, do inglês), ganhou o título de “palavra do ano” de 2013 pelo dicionário Oxford, além de ser incluído na versão eletrônica do mesmo.

Em suma, tirar uma selfie consiste basicamente em tirar uma fotografia de si mesmo com um smartphone e publicar em redes sociais. Mas você não deve somente apontar a câmera para o seu rosto e tirar uma foto sem planejá-la antes. Assim como toda fotografia, selfies merecem atenção especial. A composição é o que vai ditar se a sua foto ficou boa ou não.

iPhoto-Channel_Bruna-Marquezine_Instagram
Foto: Reprodução/Instagram

 1. Preste atenção na iluminação

Aproveitar a luz natural é um bom truque para fazer uma boa foto, pois é a luz que mais te valoriza. Além de melhorar a qualidade da imagem, evita sombras que evidenciem marcas de expressão, olheiras ou alguma espinha na pele.

Se a fotografia for feita com luz baixa ou artificial, o segredo é posicionar a fonte de luz principal na sua frente, um pouco acima da cabeça. Esse esquema de iluminação é conhecido como “luz butterfly”, muito utilizada para fotografia de beleza. Ela enfatiza os ossos superiores, as maçãs do rosto e a pele. Evite luzes muito “duras” e intensas, o uso do flash, e sempre mantenha o ambiente claro para a foto.

2. Escolha o ângulo

Cada pessoa tem um ângulo que a valorize mais. Em vez de simplesmente tirar a foto de frente, procure treinar em frente ao espelho e conhecer seu melhor ângulo.

Algumas dicas que servem para basicamente todos os rostos, é inclinar um pouco a cabeça, para evitar que suas feições fiquem muito retas. É recomendável também segurar a câmera um pouco acima da sua cabeça, de forma que ela fique apontando para você. Assim, seus olhos parecem um pouco maiores e ajudam a evitar que o seu nariz tome proporções maiores do que realmente é.

iPhoto-Channel_Bruna-Marquezine_Instagram-1
Foto: Reprodução/Instagram

3. Cenário
Preste atenção no lugar em que você está fazendo a foto. Cuide para não poluir a imagem com informações desnecessárias ou distrair a atenção do espectador. Locais claros, com paredes lisas, praias e campos são boas opções. Certifique-se também de que o local e a situação estão adequados para evitar constrangimentos.

4. Aplicativos
Utilize aplicativos como o VSCO Cam (disponível para iOS e Android) e Afterlight (disponível apenas para iOS), que têm opções de filtros e também de ajuste de brilho, contraste, saturação, ruído, sombras, nitidez, redimensão etc. O interessante é fazer a foto parecer o mais natural possível, como se nem tivesse usado filtro.

Essas são apenas sugestões que podem melhorar o seu autorretrato. Prestar atenção nos detalhes é importante para qualquer fotografia. Além das dicas, o bom senso e autoconhecimento são essenciais.

banner-estudio-evolution12

Sobre o autor

Suelen Figueiredo

Jornalista do iPhotoChannel. Contato: jornalismo@iphotoeditora.com.br

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário