Dicas de Fotografia Fotografia com celular

Dicas para tirar fotos melhores com smartphone

Livros de fotografia

Seja profissional ou amador, a fotografia com smartphone é uma constante no cotidiano de todos. Mas como usar esse recurso da melhor maneira? Recentemente, o fotógrafo de rua Eric Kim publicou em seu blog algumas dicas práticas sobre como tirar fotos melhores com a câmera do iPhone (ou com a câmera de qualquer smartphone):

Olhe para cima

Para fazer fotos melhores, não olhe apenas para os olhos. Olho para cima! Brinque com as cores e tente alinhar os elementos nas bordas do quadro.

Honre a sua selfie

Coloque-se no quadro, tirando diferentes variações da mesma foto, experimentando diferentes composições. Além disso, ao fotografar selfies de sombra com o telefone, separe o telefone da cabeça, para obter uma silhueta nítida.

Cores simples

Segundo Eric, as fotos mais simples são as melhores.

Comentário social

Eric reforça que tirar fotos melhores também significa fotografar mais coisas que tenham importância ou impacto social. “Por exemplo, algo que eu abomino em comunidades pobres: serviços predatórios de pagamento antecipado.”

Formas simples

Pratique sua composição com diagonais, triângulos e outras formas e formas simples. Fotografe sombras, reflexos ou qualquer coisa que agrade a você.

Fotografe durante o pôr do sol

Se você deseja capturar luz e sombras épicas, grave durante o nascer ou o pôr do sol. Nenhum filtro ou processamento pode simular isso – procure a luz!

Use o VSCO

Para fotografias coloridas, Eric recomenda o usa da predefinição A6 do aplicativo VSCO. “Experimente as predefinições do VSCO para encontrar presets e estéticas que você gosta.”

Use o aplicativo padrão da câmera

Há muitos aplicativos de câmeras de terceiros por aí, mas o aplicativo de câmera padrão é o mais simples, fluido e intuitivo.

Desligue o HDR inteligente, ligue o Grid

O HDR inteligente não melhora suas fotos. Desative nas “Configurações” e ligue a grade.

Diminua a exposição (brilho)

Se estiver fotografando em uma situação brilhante, diminua a exposição tocando na tela uma vez e, em seguida, arraste o pequeno ícone de sol para baixo. Ao diminuir a exposição, você fará fotos mais dramáticas, com melhor contraste.

Simplifique sua composição

A melhor composição é a mais simples. Quando você estiver enquadrando suas cenas, verifique os cantos – para ter certeza de que os cantos e o fundo da sua foto estão limpos.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Eric, acesse seu site, Twitter ou Instagram.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!