Dicas de Fotografia

Dicas para tirar fotos abstratas de flores

Foto: Jaymes Dempsey

Em artigo publicado no site Digital Photography School, o fotógrafo norte-americano Jaymes Dempsey apresenta os equipamento necessários e uma série de dicas importantes para quem quer aprender os fundamentos da fotografia abstrata de flores e criar imagens poderosas.

O que é a fotografia abstrata de flores?

Jaymes define a fotografia abstrata de flores como “fotografar as flores de uma forma que o espectador não veja imediatamente a flor. Ou seja, um floral abstrato se concentra não tanto na própria flor, mas em partes da flor: a curva das pétalas, a cor do centro da flor, o jogo de luz sobre os estames.”

Segundo o fotógrafo, para fazer uma fotografia abstrata de flores poderosa, você precisa parar de pensar em termos de flores e começar a pensar em termos de forma, cor e luz. Isso não é complicado. “É fácil de fazer, depois de pegar o jeito.”

Foto: Jaymes Dempsey

Equipamento

Para obter belas imagens abstratas de flores, você precisa de duas coisas: uma câmera e uma lente macro. O tipo de câmera não importa. Atualmente, essencialmente todas as câmeras são capazes de capturar imagens impressionantes. Na fotografia abstrata de flores, é a lente que conta.

Então qual lente você precisa? Segundo Jaymes, qualquer tipo de lente macro serve. “Eu tirei excelentes imagens de flores abstratas com lentes baratas de até 300 dólares. Eu também usei minha lente Canon 100mm f/2.8L muito mais cara.”

“A fotografia abstrata de flores não é realmente sobre nitidez e detalhes perfeitamente renderizados. É sobre composição, luz e cor.”

Quanto menor a distância focal de uma lente macro, mais perto você precisa estar do seu assunto para obter imagens em tamanho real. Então, por exemplo, lentes macro de 60mm podem ser um problema quando você tenta obter um close de uma rosa e faz sombra sobre as pétalas.

Algumas pessoas indicam o uso de um tripé, mas Jaymes discorda. “Eu não uso um tripé para fotografar flores abstratas, porque acho que é muito limitante. Eu preciso explorar a flor através da lente, mudar minha composição, tirar algumas fotos e mudar minha composição novamente.”

Foto: Jaymes Dempsey

Fotografe em dias nublados

Se você já fez fotografia macro com luz natural, você sabe que pode obter belas fotografias macro em alguns momentos diferentes do dia. Primeiro, quando está nublado. Em segundo lugar, durante as horas de ouro: logo após o nascer do sol e pouco antes do pôr do sol.

Jaymes recomenda fotografar em dias nublados. “Em dias nublados, a luz é uniforme, resultando em imagens coloridas e profundamente saturadas. E na fotografia abstrata, a cor é fundamental. De fato, de todas as imagens apresentadas neste artigo, todas, exceto uma, foram tiradas em um dia nublado.”

Foto: Jaymes Dempsey

Chegue perto

Na fotografia abstrata de flores, você não pode simplesmente tirar uma foto do seu assunto. Seu objetivo deve ser mostrar ao espectador algo novo, algo inesperado. A maneira de fazer isso é se aproximar. Chegando realmente bem perto. “Você deve pensar em termos de formas, cores e luzes.”

Pegue a lente macro e aumente para a configuração de maior ampliação (que deve ser 1:1, se você tiver uma lente macro real). Então, chegue perto de uma flor. Olhe através do visor da sua câmera e apenas mova a lente. Você provavelmente não notará uma composição impressionante imediatamente.

“Passo muito tempo olhando pela lente sem tirar fotos. Há muita experimentação envolvida.”

Foto: Jaymes Dempsey

Use uma profundidade de campo menor

A profundidade de campo é a quantidade de uma imagem que está com nitidez. A profundidade de campo é controlada pela configuração de abertura da sua câmera, também conhecida como f-stop. Um baixo f-stop (f/1.4 a f/5.6) vai proporcionar pouca profundidade de campo.

“Na maioria das câmeras, você poderá escolher o seu f-stop. Para fotografias de flores abstratas, eu costumo mantê-lo na faixa f / 2.8-3.5, mas fique à vontade para experimentar um pouco, dependendo da sua visão criativa. Apenas mantenha essa profundidade de campo agradável e superficial.”

Jaymes explica que, na fotografia abstrata, você deve fotografar de forma que o espectador não veja a flor imediatamente. “Você deve trabalhar em termos de luz, cor e formas. Usando uma profundidade de campo rasa, você enfatiza esses elementos e tira o foco da própria flor. Você muda o foco para a forma da flor, a cor dela e a luz que incide sobre a flor.”

Foto: Jaymes Dempsey

Olhe para a forma da flor

Como mencionado, é essencial pensar em luz, cor e forma. “Destes três elementos, acho que a forma é mais importante na fotografia abstrata de flores. Isso ocorre porque as flores têm formas naturalmente interessantes: curvas sinuosas, círculos perfeitos, linhas radiantes.”

“Por exemplo, as flores tendem a ter pétalas tão bonitas e macias. Você pode usá-los para sua vantagem em sua fotografia. Pense nas pétalas, não como partes de uma flor, mas como linhas tortuosas. Tente ver essas formas se movendo pela flor.”

Com cuidado, configure uma composição que use essas linhas. Mantê-lo simples, uma ou duas linhas é tudo que você precisa. Somente depois de ter sido composto deliberadamente, mantendo a forma da flor na vanguarda da sua mente, você deve tirar a foto.

Foto: Jaymes Dempsey

Conclusão

Capturar belas fotos abstratas pode ser uma experiência intensamente gratificante. Certifique-se de ter o equipamento certo. Então, se você fotografar em dias nublados, chegar bem perto, usar uma profundidade de campo rasa e, acima de tudo, pensar em termos da forma da flor, você estará no caminho certo para tirar fotos abstratas de flores.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!