Dicas de Fotografia Técnica

Como usar o método Brenizer para fotografar retratos com efeito bokeh em panorama

Foto: David Bergman

Além da abertura do diafragma, um dos fatores que vai influenciar diretamente no efeito bokeh no fundo da imagem, é a distância focal da sua lente. Quanto mais fechado o ângulo, maior será esse efeito. Em vídeo para o canal Adorama, o fotógrafo David Bergman mostra como criar o efeito bokeh em um panorama.

No vídeo, David descreve uma técnica chamada de Brenizer (em homenagem ao fotógrafo Ryan Brenizer), também conhecida como Bokeh Panorama. O que é único neste método é que ele oferece uma maneira de criar o bokeh com um ângulo de visão relativamente amplo.

A técnica consiste em usar uma lente com distância focal mais longa para fazer uma série de imagens e depois “costurá-las” usando um software de edição. David usa uma 85mm f/1.4 para tirar várias imagens e depois usa a ferramenta Photomerge do Adobe Photoshop para combiná-las.

Esse método não é particularmente difícil e exige apenas um pouco de prática. Uma dica importante é tomar cuidado para estabilizar bem a câmera ou utilizar velocidades mais altas, uma vez que é necessário move-la rapidamente para fazer todos os quadros com o modelo imóvel.

Para conhecer mais sobre o trabalho de David, acesse seu site, Facebook, Twitter ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!