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Como tornar sua marca forte na fotografia?

Se você está tentando construir seu negócio de fotografia, ter uma marca é essencial para o seu sucesso. Porém, muitos fotógrafos que estão começando a construir seus negócios geralmente não entendem a importância de ter uma marca forte ou por que devem se concentrar na sua criação. Em artigo para o site Fstoppers, a fotógrafa Danette Chappell explica a importância de ter uma marca robusta para o seu negócio, a fim de se destacar para potenciais clientes.

A importância do branding

Uma marca é muito mais do que um nome comercial ou logotipo. Sua marca é o que uma pessoa pensa quando vê seu trabalho. Sua marca é tudo o que você faz que é voltado para o cliente, seja a sua fotografia real, o design do site, a estratégia de mídia social e como você escolhe se retratar e a personalidade em qualquer espaço público. Quer você saiba disso ou não, você, como proprietário de uma empresa, está dando dicas para possíveis clientes. Definir sua marca irá ajudá-lo a enviar os sinais certos para que você possa alcançar sua clientela ideal.

Sabendo que a marca não se aplica apenas a empresas que já são bem-sucedidas, é provável que você comece a perceber que estabeleceu uma marca ao construir sua empresa. Porém, se você não tiver tempo para desenvolver e avaliar sua marca com precisão, estará perdendo oportunidades de se conectar com seu público-alvo.

Por que os clientes adoram uma marca forte

Branding fala para as pessoas em um nível quase subconsciente. O consumidor de hoje é constantemente bombardeado com dicas subconscientes para comprar produtos e serviços por meio de estratégias de marketing que usam marcas fortes. Pense em uma empresa que tenha uma marca que você ama. Danette, cita a Apple, que é conhecida pelo excelente design, simplicidade e um produto consistente. Seus produtos são instantaneamente reconhecíveis e os consumidores sabem o que vão adquirir quando comprarem um produto da Apple. O mesmo é verdade para os fotógrafos. Se você tem uma marca forte, os clientes vão adorar seu trabalho e aproveitarão a experiência que têm com você.

De maneira adversa, algumas pessoas não gostam da Apple. Essa é a questão sobre uma marca forte, ela não apenas atrai sua clientela ideal, mas também inconscientemente diz a alguns consumidores que sua marca não é a marca para eles. E tudo bem. Você não quer apelar para todos, porque nem todo mundo é um cliente ideal para você. Quando sua marca for sólida, você começará a receber apenas os clientes desejados. Os clientes que você conhece vão amar você, sua fotografia e sua marca.

A fundação de uma marca forte

Para uma pequena empresa, como a fotografia, sua marca começa com você. Sua personalidade desempenha um grande papel em sua marca, porque um negócio de fotografia é principalmente um negócio baseado em serviços. Isso significa que você passará boa parte do tempo com seu cliente e, portanto, deseja que ele goste de você. Você quer se conectar a ele e deseja proporcionar-lhe uma ótima experiência. O que torna os negócios baseados em serviços bem-sucedidos é um fato simples de que os clientes sabem que terão uma ótima experiência. Por causa disso, sua marca precisa ter você e sua personalidade como base. Você precisa se certificar de incluir partes de você e sua personalidade pelas quais as pessoas podem se conectar. Isso significa sair de trás da câmera e pisar na frente dela. Você precisa permitir que seus clientes tenham a oportunidade de conhecê-lo antes que eles cheguem até você. Ter grandes quantidades de informações sobre você em seu site e nas mídias sociais ajudará você a se conectar com os clientes mais do que a sua fotografia jamais conseguiria por conta própria. Você pode não acreditar, mas as pessoas querem conhecer você e o que você é. Elas querem saber que essa pessoa que vão contratar será uma boa opção para elas. Não roube aos seus potenciais clientes a oportunidade de se conectar com você em um nível mais profundo, não incluindo sua personalidade dentro de sua marca. Você é a base da sua marca, não se esqueça disso.

Como construir uma marca de fotografia

Então a questão permanece: como você constrói uma marca de fotografia? Construção de marca não é um processo durante a noite e vai levá-lo a gastar uma boa quantidade de tempo considerando sua marca e seu cliente ideal. Embora haja muita coisa envolvida na construção da marca, aqui estão algumas etapas fundamentais que você precisa seguir para começar a construir sua marca de fotografia.

1. Decida como infundir sua personalidade em sua marca

Construir uma marca começa listando todas as partes da sua personalidade que você gosta e que você acha que os clientes vão adorar. Conhecer os elementos da sua personalidade que você gostaria de transmitir ao seu público ajudará você a pensar em maneiras de começar a se inserir na sua empresa.

2. Conheça o seu cliente ideal

Em seguida, você precisa descobrir exatamente quem você acha que é seu cliente ideal. Conhecer o seu cliente perfeito envolve a criação de um avatar do cliente. Avatares de clientes são uma descrição detalhada de uma pessoa fictícia que tem todos os atributos de quem você acha que é seu cliente ideal. Conhecer dados demográficos básicos como idade, sexo, nível educacional, renda, cargo e os gostos e desgostos do seu cliente ideal o ajudarão a decidir como você deseja construir sua marca. Ter um avatar de cliente forte envolve investigar profundamente em quem você acha que seu cliente ideal está além da demografia básica. Seu avatar nunca pode ser muito específico, então gaste muito tempo decidindo onde seu cliente ideal compra, que marcas eles amam, porque eles amam essas marcas, em que programas de TV eles são, que tipo de música eles ouvem, e assim por diante.

3. Escolha cores e fontes que correspondam à sua marca

As escolhas de design que você faz para sua marca são o que unirá sua personalidade ao seu trabalho. Danette usa o Adobe Color CC sempre que está tentando encontrar novos esquemas de cores para sua marca. É uma ferramenta útil que permite ver esquemas de cores complementares. Depois de construir uma marca forte e saber o rumo da sua marca, você poderá descrever sua marca em três palavras. Você deve escolher cores e fontes que também correspondam às palavras usadas para descrever sua marca. Por exemplo, se sua marca estiver em negrito, escolha cores fortes e fontes sem serifa. Se sua marca for arejada, escolha cores claras e arejadas com fontes script e serif.

4. Crie conteúdo que envolva seu cliente ideal

Por fim, depois de criar uma marca única e fantástica, você deseja começar a criar um fluxo consistente de conteúdo na forma de postagens de blog, vídeos e postagens de mídia social que atraiam seu cliente ideal. Se você fez a devida diligência ao descobrir quem é seu cliente ideal por meio de um avatar completo do cliente, saberá os tópicos e os pontos problemáticos que eles gostariam de ler. Isso não apenas ajuda você a estabelecer sua marca com seu público ideal, mas ajuda a torná-lo uma autoridade dentro de seu mercado. Tente criar uma lista de pontos problemáticos que você sabe que seu cliente ideal tem e comece a abordá-los com publicações educacionais.

Branding não deve ser essa ideia vaga flutuando na parte de trás de sua cabeça ao considerar seu negócio de fotografia. A marca é um componente central de qualquer negócio de sucesso, e isso não é diferente para a fotografia. Da próxima vez que você se sentar para discutir o seu plano de negócios, verifique se está focando na sua marca e como melhorá-la para que você se prepare para o sucesso no futuro.


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Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

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