Dicas de Fotografia Fotografia de casamento

Como se manter criativo ao fotografar casamentos regularmente

Foto: Will Patrick

Em artigo para o site PetaPixel, o fotógrafo londrino Will Patrick conta que ama a fotografia de casamento e apresenta suas dicas para garantir que se mantenha sempre criativo.

“Trabalho com casais incríveis, viajo para lugares incríveis e faço algo que é fundamentalmente criativo. Enquanto os casamentos oferecem oportunidades inigualáveis ​​para a criatividade devido à natureza de fotografar tantas pessoas diferentes em lugares diferentes, há coisas que conscientemente lembro para ter certeza de juntar as coisas e ter as melhores chances de sempre permanecer criativo…”

Equipamento, inspiração e aprendizado

Patrick cita três coisas importantes que ele faz quando não está fotografando para manter a criatividade:

1. Mantenha seu equipamento atualizado

Patrick conta que só começou a fotografar casamentos quando conseguiu duas câmeras full frame (Nikon D750) e uma boa variedade de lentes rápidas (f/2.8 no mínimo). Mais recentemente ele teve a oportunidade de fotografar usando a Nikon D850.

“Depois de fotografar o primeiro casamento, fiquei seriamente impressionado com os resultados e com o que consegui alcançar. A D850 era capaz de lidar com pouca luz melhor do que qualquer câmera com a qual eu já tinha fotografado antes, mudando a minha abordagem no próximo casamento que fui.”

2. Procure inspiração

Patrick recomenda passar algum tempo navegando no Instagram, no Pinterest e nos sites de outros fotógrafos para ajudar a despertar a criatividade. “O processo de olhar para o trabalho de outros fotógrafos e relacioná-lo com o seu próprio é certo para criar fluidos criativos e abrir a mente para o que é possível.”

3. Nunca pare de aprender

Por meio do aprendizado, seja assistindo a vídeos, lendo livros, fazendo cursos de treinamento online ou pessoalmente, é muito mais provável que você consiga manter-se atualizado e permanecer relevante.

É tudo uma questão de abordagem

Segundo Patrick, quando se trata de fotografar casamentos de forma criativa, a coisa mais importante que você pode fazer é misturar sua abordagem. Ele cita as oito coisas que considera importantes para manter a sua fotografia de casamento atualizada.

1. Apoie-se nas dificuldades

Patrick diz que uma grande queixa que escuta regularmente é que a luz é “dura demais” para ser fotografada. “Minha opinião é que é melhor descobrir como você pode controlar uma situação e transformá-la em vantagem própria.”

“Em um casamento recente que eu fiz, era um dia ferozmente brilhante e o pano de fundo que eu havia escolhido de antemão deixou o casal semicerrando os olhos. Em vez de procurar por uma luz mais suave em algum outro lugar, pedi que fechassem os olhos e olhassem para cima como se estivessem tomando sol. Isso resultou em uma imagem em que a noiva e o noivo parecem pacíficos e satisfeitos – e agora é uma das minhas fotos favoritas do ano até agora.”

Foto: Will Patrick
2. Fotografe o momento

Esses “momentos mágicos” que acontecem nos casamentos são sempre parte de uma história ou sequência mais ampla de coisas acontecendo em rápida sucessão. Quando você perceber esses momentos, resista à vontade de olhar para a parte de trás da câmera. Mantenha o foco, fotografe o momento e esteja presente. Você pode descobrir que terá mais de um momento valioso, ou poderá sair com várias fotos bonitas que contam a história melhor do que um único quadro.

3. Vá onde a maioria não vai

Muitos elementos da fotografia de casamento progrediram, transformando-se em tendências, exagerados, até eventualmente clichê. “Encontrar um ângulo diferente em um momento que foi fotografado milhares de vezes antes é um desafio, mas é possível. Você pode ver isso em ação de um casamento que eu fotografei na Índia no início deste ano; um grupo de fotógrafos e videomakers de um lado do noivo e eu do outro lado.”

“Três coisas estavam passando pela minha cabeça aqui: eu não quero as mesmas fotos de todos os outros, eu não quero a luz fria do painel de LED nas minhas fotos e… não há espaço para mim lá. Então, eu me espremi no outro lado, confiante de que a faixa dinâmica do meu D850 e a grande angular da minha lente AF-S NIKKOR 28mm f/1.4E ED me deixariam capturar a cena, usando o painel de LED como luz de fundo enquanto ainda capturando todos os detalhes nas sombras.”

Foto: Will Patrick
4. Pegue emprestado de outras disciplinas

Patrick revela que antes de se tornar fotógrafo de casamentos, adorava fotografar paisagens e experimentar longas exposições. Agora que os casamentos ocupam a maior parte do seu tempo, a única chance de realmente apreciar esse tipo de fotografia é quando ele está em um casamento. “Quando estiver fotografando no meio de qualquer coisa, pergunte-se se você pode ser um fotógrafo diferente por um momento. Você pode fotografar a cena como uma paisagem (que por acaso tem um casal nela)? Você pode fotografar a marquise de recepção à noite, em um tripé, para capturar uma longa exposição? As possibilidades são ilimitadas.”

5. Vá mais longe…

Segundo Patrick, ás vezes, vale a pena ir além para conseguir uma imagem que o casal vai guardar para sempre. “Para um casamento que fiz na Baviera, o casal queria fazer retratos em um lago próximo. Em preparação para o dia em si, eu fiz minha pesquisa (principalmente no Google Maps) para encontrar o melhor local para as fotos. Depois que a cerimônia terminou, dirigimos por 20 minutos e depois caminhamos por meia hora até o local da imagem. Foi cansativo mas valeu o esforço extra.”

Foto: Will Patrick
6. Continue em movimento

“Há um ditado: ‘se você ficar em um lugar o tempo suficiente, você nunca vai a lugar nenhum’ e isso é certamente verdade quando se fotografa casamentos. Continue explorando. A menos que todos estejam sentados para comer, as chances são de que valha a pena filmar ao virar da esquina. Permaneça em movimento, mantenha seus olhos e ouvidos bem abertos e, quando vir algo, prepare-se para fotografar o mais rápido possível – tudo acabará antes que você perceba.”

7. Diga “Sim!” E depois descubra como fazer

Se um casal quiser que você fotografe algo que você nunca fez antes, diga sim primeiro e, em seguida, descubra-o o mais rápido possível. O primeiro retrato sparkler que eu já tiro foi em um casamento e aconteceu depois de várias semanas de planejamento e prática. Se eu tivesse chupado meus dentes e estivesse pessimista sobre isso, nunca teria acontecido!

Foto: Will Patrick
8. Olhe para o contexto geral

É fácil ter uma visão restrita ao fotografar um casamento, especialmente ao fotografar retratos, mas tente ficar atento ao ambiente em que você está. “Edifícios, paisagens e características naturais podem ser a chave para a produção de fotografias memoráveis ​​e criativas. Por exemplo, quando eu estava filmando uma sessão de retratos durante um dos casamentos que faziam parte do documentário ‘Quatro Casamentos’, olhei para cima e vi essas janelas incríveis. Para o impacto, tive nossas noivas em janelas separadas. Fiquei muito atrás e fotografei isso em cerca de 80mm com uma lente AF-S NIKKOR 70-200mm f/2.8E FL ED VR.”

Foto: Will Patrick

“Independentemente do tipo de fotógrafo que você é ou se você fotografou apenas um casamento ou cem, é sempre possível fazer algo diferente colocando-se fora da sua zona de conforto.”

Patrick enfatiza que é necessário se antecipar, ter o equipamento e know-how corretos, além de ter um Plano B. Mas se você está em sua zona de conforto, provavelmente não está desafiando sua criatividade. “Um dos melhores sentimentos é arriscar com um tiro e descobrir que funcionou.”

Para conhecer mais sobre o trabalho de Will Patrick, acesse seu site, Facebook, Twitter ou Instagram.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!