Dicas de Fotografia Direção de modelos

Como melhorar a direção e poses na fotografia de família e gestantes

Foto: Simone Di Domenico
iPhoto Editora

Fotografar em estúdio entre quatro paredes brancas, por horas seguidas, com apenas um fundo branco, flashes com seus modificadores e pessoas que, na maioria das vezes, você acabou de conhecer. Essa é a rotina de muitos fotógrafos. Como manter a criatividade nas poses, a conversação e a direção?

Neste artigo, a renomada fotógrafa social Simone Di Domenico, gaúcha radicada em Petrópolis/RJ, apresenta algumas questões importantes que o fotógrafo social deve ficar atento na hora de um ensaio, seja para fotografia de casais, crianças, família, gestantes e outros segmentos.

Segundo Simone, existem muitas técnicas que podem ser usadas para criarmos empatia e confiança, permitindo que os clientes sintam-se a vontade e para fazer fotografias espontâneas e verdadeiras que um dia lhes instiguem a saudade.

“Muitas coisas envolvem uma sessão de fotos de família ou gestantes em estúdio, algumas delas são: o espaço físico ideal, o equipamento, a empatia, a confiança, o conhecimento e todas precisam andar juntas.”

Foto: Simone Di Domenico

Rapport

A fotógrafa destaca a importância do rapport, conceito originário da psicologia que é usado para criar uma ligação de sintonia e empatia com outra pessoa. “Em um nível inconsciente, existe o confortável sentimento de ‘Essa pessoa pensa como eu, eu posso relaxar’.”

Dessa maneira, como nós podemos conscientemente melhorar a nossa própria habilidade de rapport? Simone cita um processo chamado de “espelhamento” – que é utilizado para reproduzir o comportamento da outra pessoa. Comportamentos que você pode espelhar incluem:

  • Postura corporal;
  • Gestos das mãos;
  • Expressões faciais;
  • Respiração;
  • Movimento dos pés;
  • Movimento dos olhos;
  • Experimente, assim ficará bem mais fácil dirigir e conectar-se.
Foto: Simone Di Domenico

Para conhecer mais sobre o trabalho de Simone, acesse seu site, Facebook ou Instagram.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Natural de Belo Horizonte, formado em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais com habilitação em Fotografia. Desde 2009 atua profissionalmente como fotógrafo e programador visual. Em 2010 criou o site Resumo Fotográfico. É ex-colaborador da Revista FVC (2011-2012). Foi Professor de Fotografia no Centro de Extensão da Escola Guignard (2013-2016).

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário