Dicas de Fotografia Faça você mesmo Fotografia Macro

Como fazer difusores de flash para macrofotografia

Livro de fotografia

A fotografia macro é uma das paixões de inúmeros fotógrafos profissionais e um hobby para tantos outros. Este pequeno universo pode nos mostrar detalhes que a olho nu passam despercebidos. Mas a iluminação é extremamente necessária para criar uma imagem perfeita de fotografia macro.

Luz dura

Uma boa fotografia macro precisa ser agradável aos olhos, afinal estamos lidando com pequenos detalhes. Por isso a importância de uma luz bem direcionada e trabalhada ao motivo da fotografia, mas é preciso tomar cuidado ou caso contrário a iluminação pode trazer detalhes não muito agradáveis, já a luz difusa parece mais natural e destaca-se aos olhos.

Luz suave

Utilizar o flash na fotografia macro é útil, porém pode ser um pouco complicado. É preciso que haja uma medida perfeita entre a distância da luz e a lente da câmera, e para isso o estudo prático pode ajudar muito. Um bom difusor vai fazer a diferença, trazendo uma qualidade de luz onde a quantidade de fusão será determinada pelo material, além disso um bom difusor evita que você perca luz.

Como nem todo equipamento é de fácil acesso, pelo seus valores, produzir o próprio difusor pode ser uma boa saída. O exemplo de difusor baixo trabalha com elementos com garrafa PET, espuma de embalagem e um elástico para juntá-los. É uma boa saída para os flashes pop-up, já o uso do plástico bolha traz uma cobertura refletiva.

Outro material que pode ser utilizados são as latas de batata Pringles, elas são acopladas no flash e criam uma forma de um tubo que direciona a luz e a concentrar na área em que você precisa fotografar. Confira mais exemplos.

Fonte: DIY Photography

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário