Dicas de Fotografia

Como criar fotografias de alta velocidade?

Foto: Ramakant Sharda

A fotografia de alta velocidade captura os momentos que acontecem em uma fração de segundos, que não podemos ver a olho nu, como um balão explodindo ou um borrifo de água. Esse tipo de fotografia é diferente de outros tipos porque requer quase 1/20.000 de um segundo de exposição para congelar esses momentos. A maioria das câmeras DSLR não tem uma velocidade de obturador tão alta, então, como você pode fazer esses tipos de fotos? Em artigo para o site Digital Photography School, o fotógrafo indiano Ramakant Sharda explica como fazer fotografia de alta velocidade.

Câmera e lente

Você pode usar qualquer câmera DSLR. Se você tiver outra câmera que tenha controles manuais, ela também funcionará bem. Qualquer lente, assim como a câmera, também vai funcionar. Ramakant usa uma lente macro de 100mm para fotos em close-up, para criar esculturas líquidas e um zoom de 24-70mm para fotos de balão explodindo. O único requisito da lente é que a distância focal seja longa o suficiente para manter uma certa distância entre a câmera e o objeto, para não ser atingida pela bagunça.

“Descobri que a macro de 100mm é a melhor lente, pois tem uma ampliação de 1:1 para que você possa preencher o quadro com o assunto. Por causa da distância focal de 100mm, sua câmera também estará longe o suficiente do assunto”

Foto: Ramakant Sharda

Acessórios

Em seguida, você vai precisar de alguns flashes. Em algumas fotos, Ramakant conta que usou 4 flashes juntos. O próximo requisito é um tripé, porque você precisa fazer muita coisa ao mesmo tempo, então é melhor que a câmera esteja fixada no tripé. Você também precisa de um cabo disparador ou qualquer outro meio de disparo remoto do obturador.

Foto: Ramakant Sharda

Tenha paciência

Ramakant afirma que os requisitos mais importantes para esse tipo de fotografia são a prática e muita paciência. Às vezes você tira centenas de fotos e nenhuma delas fica boa. Mas é importante não desistir, pois, com prática e paciência, você pode obter os resultados desejados.

“Quando eu estava tentando capturar a gota de água, eu levei quase 3 meses e mais de 3 mil disparos para obter minha primeira foto”

Foto: Ramakant Sharda

Tenha um ajudante

Você também pode precisar de um assistente, pois precisa realizar muitas tarefas ao mesmo tempo e não pode fazer tudo sozinho. Por último, mas não menos importante, você precisa encontrar alguns truques criativos.

“Para fotos de ‘Dancing Colors’, fiz essa configuração usando uma saboneteira, um tubo de plástico, uma touca preta, um pouco de velcro e fixei isso no respiro do subwoofer dos alto-falantes do meu computador”

Foto: Ramakant Sharda

Configurações da câmera

A velocidade do obturador da câmera não importa em fotografia de alta velocidade. Para esse tipo de fotografia, geralmente fotografamos em uma sala escura com uma abertura pequena e usando o modo Bulb. Abrimos o obturador e disparamos o flash no momento certo para expor a imagem. Portanto, independentemente da velocidade do obturador da câmera ser 1/10 ou 1/250, o tempo de exposição será determinado pela duração do flash. Estas são as configurações de câmera que Ramakant utiliza:

  • Modo de câmera: Bulb
  • Abertura: f/11 – f/16
  • ISO: 100 – 400
  • Foco: Manual
  • Flash com a configuração de energia mais baixa possível

Por que você precisa usar seus flashes na configuração de energia mais baixa? Porque isso vai proporcionar um disparo e recarga mais rápidos. Se você acionar um flash com força total, a duração do flash será de aproximadamente 1/1000 de segundo. Mas na potência de 1/128, chega a quase 1/35.000 de segundo, o que congelará completamente o objeto.

Foto: Ramakant Sharda

Fluxo de trabalho

Coloque sua câmera em um tripé com um cabo de disparo do obturador. Defina o ISO mais o baixo possível, vá para 100 e aumente-o apenas se você não tiver energia de flash suficiente. Em seguida, defina a abertura entre f/11 e f/16 e foque manualmente. Agora você precisa treinar alguém para pressionar o botão de liberação do obturador em sua marca e soltá-lo assim que o flash for disparado.

Seu trabalho é fazer a ação usando uma mão (como estourar o balão, tocar as batidas ou liberar a gota de água) e disparar os flashes usando um interruptor no momento perfeito. Você precisará de um pouco de prática, mas, eventualmente, fará isso com precisão.

Foto: Ramakant Sharda

Pontos para lembrar

Fotografe no quarto escuro: você deve sempre fotografar em um quarto escuro enquanto estiver usando o modo Bulb e, às vezes, a velocidade do obturador diminuirá para 1/10 ou 1/5. Então, se a luz da sala estiver clara, isso afetará a foto. A sala deve ter apenas uma fonte de luz baixa para que você possa ver tudo.

Abertura pequena: Sempre fotografe entre f/11 e f/16 para obter maior profundidade de campo e conseguir maior nitidez. Além disso, com uma abertura menor, a luz ambiente não afetará muito a foto.

Foco manual: o foco manual é imprescindível, pois a câmera não pode focar no escuro e você pode perder a ação se a câmera continuar tentando focar automaticamente no momento do disparo.

Flash: use a menor potência e o modo escravo em seus flashes para que você não precise anexá-los usando fios. Com o modo escravo, você precisa disparar apenas um flash mestre e os outros serão disparados automaticamente.

Foto: Ramakant Sharda

O truque secreto

Segundo Ramakant, o segredo para fotografar em alta velocidade é usar o modo Burst da câmera. Defina sua câmera para o modo burst de alta velocidade. Você também precisa mudar o modo da câmera para manual e a velocidade do obturador para 1/125. Além disso, você precisa anexar seu flash mestre à câmera para que ela seja acionada simultaneamente com a câmera.

Agora, quando você pressionar o botão de liberação do obturador, a câmera começará a tirar fotos e continuará clicando até você soltar o botão. Dependendo do modelo da sua câmera, ele irá clicar entre quatro e dez fotos por segundo.

Com uma mão, pressione o botão de liberação do obturador e com a outra mão, faça a ação. Quando a ação terminar, solte o botão. Ao usar este truque, você pode obter sua primeira foto perfeita em apenas 5 ou 6 tentativas.

Foto: Ramakant Sharda

Para conhecer mais sobre o trabalho de Ramakant Sharda, acesse o site ClicManic.


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!