Dicas de Fotografia

5 razões para imprimir suas fotos

O mundo  digital trouxe uma certa comodidade para o público em geral. Podemos fazer basicamente tudo através de um computador com rede wi-fi: compras, pagar contas, assistir a filmes, enfim, tudo está a um clique da gente. Na fotografia não foi diferente.

Mas por que não imprimir as nossas fotografias? Entre outras coisas, nada garante que as atuais mídias onde você armazena suas fotos continuem valendo no futuro. Sem falar que há sempre o risco de dar um pau no HD e, se você não mantiver uma rotina rígida de backup, suas lembranças podem se perder para sempre. O site Xatakafoto listou essa e outras quatro razões para imprimir suas fotos. Confira:

1. Ter cópias no papel é essencial para uma boa edição

cinco-motivos-para-imprimir-suas-fotos

Quando realizamos um projeto, uma série ou apenas acumulamos as fotos de uma viagem, o fato de ver as imagens no papel, dispostas em cima da mesa, na parede ou no chão, nos ajuda a ter uma visão mais abrangente e exigente sobre elas. É mais fácil editar, selecionar a melhor e estabelecer uma ordem. Esse é um trabalho que exige pausa e perspectiva. Dispor de cópias, ainda que sejam pequenas e sem muita qualidade, vai ajudar muito no processo de edição antes mesmo de concluir o trabalho de pós-produção e acabamento das imagens.

2. Fazer cópias é barato

cinco-motivos-para-imprimir-suas-fotos-1

Às vezes, evitamos fazer cópias impressas por acharmos o custo muito alto, mas, na realidade, não é tão caro assim (embora seja mais caro do que apenas passá-las para o computador). Há muitas lojas para fazer cópias, você pode até encomendar on-line, onde os preços são bem razoáveis. Uma boa dica é fazer encomendas regulares porque algumas empresas de revelação dão desconto em lotes grandes, como a Digipix. E também sempre existe a opção de imprimimos nossas próprias cópias. Impressoras já não são mais produtos absurdamente caros e dão ótimos resultados.

3. No papel, enxergamos a imagem melhor

cinco-motivos-para-imprimir-suas-fotos-2

Estamos tão acostumados a ver nossas fotografias na tela do computador que esquecemos a sensação das fotos impressas. Vê-las em dispositivos digitais “acostuma” nossos olhos e às vezes deixamos passar os detalhes. A sensação é diferente e, muitas vezes, podemos ter uma perspectiva mais ampla e mais abrangente para avaliar nossas fotos.

4. É uma boa solução para preservar o seu arquivo

cinco-motivos-para-imprimir-suas-fotos-3

Nós acumulamos muitos arquivos em unidades de disco rígido, mas, mesmo sendo muito cuidadoso, você pode perder todas as suas imagens. Um método para conservar nossas melhores fotografias é em papel. Dependendo do papel e da impressão, podemos facilmente obter cópias que duram com cor inalterada por mais de 100 anos. Isso nos obriga a ter um arquivo organizado e um local adequado para mantê-los. A satisfação e segurança dos nossos tesouros fotográficos é mais alto quando impressos e também é uma maneira ideal de preservar memórias.

5. Agrega valor às nossas fotos

cinco-motivos-para-imprimir-suas-fotos-4

Ter cópias das nossas melhores fotos em um bom tamanho, dá mais valor a elas. Com elas em mãos, podemos usar como decoração, criar um álbum ou um book. Você pode apreciar e visualizar melhor as fotografias impressas em tamanho grande. Uma cópia bem emoldurada e impressa, por exemplo, vai cativar mais a atenção do espectador, que vai olhar pausadamente para a fotografia e apreciar os detalhes.

A satisfação de ter sua obra impressa é garantida.

banner-livro-newborn-fotografia