Colunistas Dicas de Fotografia

Aprenda o que é abertura e diafragma na fotografia

Imagem: Canal Dupla Exposição
Livro de fotografia

Olá pessoinhas! Eu sou a Vanessa, sou fotografa e tenho um canal com dicas de fotografia que se chama “Dupla Exposição”. Essa é nossa primeira colaboração aqui para o iPhoto Channel! Duas vezes no mês vou trazer um vídeo lá do canal e outro exclusivo, só para vocês!

O vídeo que trago hoje é um dos primeiros do canal, então fica tranquilo que melhorou muito de lá pra cá, rs! Enfim, hoje vamos falar sobre nosso querido Diafragma, não esse que temos no corpo (em algum lugar que não sei onde é), mas o da lente!

Foto: Stock Took-a-pic
Foto: Stock Took-a-pic

Em resumo, o diafragma funciona regulando a quantidade de luz que entra na lente, deixando a foto mais escura ou clara. O que complica muita gente são os números… Quanto menor o numero, mais aberta a lente está… E quanto maior, mais fechada.

Então chamamos de “grandes aberturas” quando a lente está bem aberta, ex f/ 1.2, e não quando o numero em si é grande. Isso confunde muita gente no começo, mas calma que logo logo você pega o jeito.

Mas além de controlar a quantidade de luz que entra, ele também tem o papel de definir a profundidade de campo, que é dada por números como f/1.2, f/ 1.8, f/ 4, f/22…

Foto: Stock Took-a-pic
Foto: Stock Took-a-pic

Quanto mais aberta a lente está, menor é sua profundidade de campo, e vice e versa. Então, se você quer fotos com bokeh, fundo desfocado, use grandes aberturas. Mas caso queira fotos cheias de elementos, que te proporcionam composições interessantes, use pequenas aberturas – aquelas em que o diafragma está mais fechado, por exemplo f/22.  Isso vai de cada fotografo e ajuda a estabelecer seu estilo fotográfico.

Nesse gif dá pra ver como o fundo ficaria de acordo com a abertura de diafragma

Em resumo é isso pessoinhas, espero que tenham gostado! Espero que gostem dessa nova parceria com a iPhoto Channel e eu vejo vocês no próximo post.

Beijão, falou!

Sobre o autor

Vanessa Karla

Vanessa Karla é colunista do iPhoto Channel. Fotógrafa do interior do Mato Grosso, e junto com o seu noivo Junior, criou o Canal do Youtube "Dupla Exposição". Lá eles dão dicas de maneira dinâmica sobre fotografia básica, além de demonstrar a fotografia na prática e falar sobre coisas aleatórias da vida.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário