A simetria nos filmes de Wes Anderson

O sul-coreano Kogonada costuma montar vídeos de diretores famosos, fazendo análises dos filmes e apontando técnicas utilizadas por eles. Na sua lista de diretores, encontram-se vídeos sobre Quentin Tarantino e seu hábito de filmar em contra plongeé (câmera filmando de baixo para cima), e também de Darren Aronofsky, e seus métodos de compor a sonoridade dos seus filmes.

Contra plongeé de Tarantino em Cães de Aluguel
Contra plongeé de Tarantino em Cães de Aluguel
Contra plongeé de Tarantino em Bastardos Inglórios
Contra plongeé de Tarantino em Bastardos Inglórios

 

 

No vídeo a seguir, Kogonada analisa os filmes de Wes Anderson, conhecido por Moonrise Kingdom, Os Excêntricos Tenenbaums e O Fantástico Sr. Raposo. A linguagem muito bem elaborada é fácil de ser reconhecida pelo seu público, o que faz das cores e geometria suas marcas registradas.

Mas outra coisa foi destacada por Kogonada nesse vídeo: a simetria que Anderson aplica em suas cenas.  Na matéria anterior, citamos algumas técnicas que podem ser utilizadas no lugar da Regra dos Terços, e Anderson faz jus a isso, provando que é possível sim criar belas imagens centralizadas, coisa que faz em quase todos os seus filmes. Kogonada destaca essa simetria com um traço na tela, dando a sensação de que os frames estão refletidos um no outro.

iphotochannel-simetria-nos-filmes-de-wes-anderson (4)

Se ainda restava dúvidas de que imagens simétricas não são uma boa opção, esse vídeo pode te fazer mudar de ideia. Dá uma olhada!

Fonte: Rolling Stone

Artigos relacionados