Tendência

7 mandamentos para um fotógrafo de sucesso

Quem não sonha com uma carreira de sucesso? Eu sim, e, por isso, há algum tempo venho me dedicando a esse objetivo. De imediato foi preciso abrir meus horizontes, pois logo aprendi que ser um fotógrafo de sucesso requer muito além do conhecimento técnico sobre fotografia. Mas essa não foi a única lição que aprendi e, por acreditar que o conhecimento deve ser compartilhado, gostaria de dividir esse aprendizado com o maior número de pessoas.

Então, veja a seguir os 7 mandamentos para um fotógrafo de sucesso!

  1. Seja humilde

Acredito que por estar dentro das artes, o ramo da fotografia é propício a ter profissionais que querem se destacar como celebridades da área. Nesse trajeto, muitas vezes acontece de o fotógrafo deixar o ego falar mais alto do que a qualidade e o comprometimento com o seu trabalho Mas não se engane: isso não deixará de ser notado negativamente pelos nossos colegas e clientes.

Além disso, achar que já se sabe tudo é uma sentença de estagnação para um profissional, especialmente no ramo da fotografia. É preciso manter a cabeça aberta e manter-se humilde para aprender novidades, seja com profissionais mais jovens ou mais experientes que você.

Foto: Unsplash
  1. Aprenda sobre negócios

À medida que um fotógrafo aprende a se ver não apenas como um fotógrafo, mas um empresário, melhor será o posicionamento do profissional perante sua própria carreira. Dar um direcionamento à sua vida de acordo com um plano de negócio consistente é crucial para obter sucesso naquilo que nos propomos a fazer. A partir disso, será mais fácil, inclusive, mensurar esse sucesso, o que aumentará também sua satisfação com relação ao seu trabalho.

fotógrafo de sucesso
Foto: Kaboom Pics
  1. Tenha atitude e comprometimento

A rotina flexível de um fotógrafo pode pregar peças em um profissional que não tenha comprometimento. Requer muita disciplina da nossa parte o compromisso com prazos e com a qualidade do nosso produto. Um fotógrafo descomprometido pode até conseguir alguns trabalhos, mas nunca fidelizará seus clientes.

A liberdade que essa profissão traz também é favorável para que deixemos nos acomodar. Mas é preciso se desafiar constantemente e trabalhar duro. Tenha atitude para oferecer ao cliente mais do que ele esperava. O fator surpresa certamente é o diferencial do fotógrafo de sucesso.

  1. Seja ousado

Ter humildade, como falamos no primeiro tópico, não significa deixar-se à sombra dos demais. É preciso uma dose de ousadia para conseguir oportunidades. Não basta fazer um bom trabalho e esperar em casa que o reconhecimento bata à porta. É preciso ir a eventos, fazer ligações, se mostrar. Também é uma atitude do fotógrafo de sucesso o famoso “pensar fora da caixa”. Isso quer dizer que, em alguns momentos, o fotógrafo deverá fazer algo diferente para se destacar, mesmo que para isso tenha que nadar contra a maré e correr alguns riscos.

fotógrafo de sucesso
Foto: Zukiman Mohamad
  1. Faça networking

Você conhece a expressão “QI”? Não estou me referindo àquela que se usa para indicar o quociente de inteligência, mas ao famoso “quem indica”. Muitas vezes a expressão é usada com uma conotação negativa, mas nem sempre esse tal de “QI” é algo ruim. No ramo da fotografia a maioria dos trabalhos surgem a partir de indicações, sejam elas de clientes satisfeitos ou mesmo de colegas que admiram seu trabalho.

Por isso, se esforce para manter sua rede de contatos sempre ampla, mesmo que isso signifique ir a uma palestra chata quando tudo o que você mais queria era descansar e ver um filme em casa. Sempre converse com outros profissionais que estejam trabalhando em um mesmo evento que você. Não precisa forçar a barra, apenas mostre-se uma pessoa agradável e aberta. Essa atitude somada a um trabalho de qualidade com certeza renderá indicações valiosas.

  1. Estabeleça sua marca

É muito difícil para profissionais que trabalham de forma autônoma que comecem a pensar em si mesmos como uma marca. Mais difícil ainda é entender que marca não é apenas um símbolo, como a logomarca. A marca é resultado de uma identidade como profissional.

fotógrafo de sucesso
Foto: Unsplash

Essa identidade é comunicada em ações, desde a forma como nos vestimos, ao tom de voz que usamos para conversar, à organização da nossa mesa e a nossa atuação nas redes sociais. Uma marca forte não nasce da noite para o dia. Para ter uma marca consolidada é preciso ser fiel às suas qualidades, cuidar para que sua reputação se mantenha coesa e, principalmente, saber comunicar e dar publicidade à sua marca.

  1. Seja persistente e tenha um propósito

Nem sempre os resultados do nosso trabalho aparecem de forma rápida. Persistir naquilo em que acreditamos é fundamental para alcançar resultados. Esse caminho muitas vezes é cheio de decepções e quem desiste de percorrê-lo quando surgem as dificuldades não apenas deixará de alcançar o objetivo final, como será um profissional frustrado e desestimulado.

Não é fácil encarar esses obstáculos. É preciso muita inteligência emocional e acreditar em um propósito. É esse propósito que nos dá forças para ser persistente, o que revela a importância de nos conhecermos e termos nossos objetivos bem definidos.

E um mandamento extra:

  1. Mantenha-se apaixonado

Quando olhamos para o trabalho de um fotógrafo, o que vemos não é apenas o resultado de um conjunto de mecanismos de uma câmera fotográfica regulados de forma correta para captar uma imagem. O que vemos é resultado do sentimento do fotógrafo. Um profissional desmotivado, infeliz e desacreditado com a fotografia irá imprimir essa insatisfação em cada foto. Manter-se apaixonado pela fotografia é o mandamento mais importante para um fotógrafo de sucesso, pois nele está a essência do nosso trabalho e é nesta essência que toda nossa carreira irá se embasar, independente de qualquer risco, decepção ou desafio.

Artigos relacionados