Dicas de Fotografia

7 ideias para melhorar suas fotos em 2019

Foto: Shutterstock
congresso de fotografia

Durante o Ano Novo, é comum fazermos uma série de resoluções e, para os fotógrafos, é comum pensar em melhorar suas imagens durante o ano. O fotógrafo de paisagens Nigel Danson apresenta sete ideias simples que ajudarão você a dar o pontapé inicial em 2019 e ficar inspirado e motivado para criar.

Não importa o quanto você ame a fotografia, às vezes você pode chegar o um ponto em que você fica sem inspiração ou ideias. Estas são as sete sugestões de Nigel que o ajudarão a se manter motivado e aumentar sua criatividade.

1. Saia

Explore novos locais, destinos e novas áreas na região em que você mora. Mas também, revisite locais que você já visitou antes. Gaste mais tempo fora e gaste mais dinheiro em viagens do que em equipamento fotográfico.

É bom passar algum tempo em casa, assistir a tutoriais do YouTube e aprender. Mas certifique-se de realmente sair e aplicar todo esse conhecimento e fazer mais em 2019.

2. Olhe para trás

Analise suas imagens a partir de 2018 e analise seus sucessos e fracassos. Pense no que você poderia ter melhorado ou feito de maneira diferente. Nigel sugere duas coisas principais a observar: localização e lentes.

Pense no que você poderia ter feito melhor em determinados locais. Volte lá este ano e melhore, tente algo novo e planeje melhor. Quanto às lentes, veja quais você mais usou em 2018. Por exemplo, se você usou principalmente lentes grande angulares, tente usar mais lentes zoom em 2019.

Foto: Nigel Danson

3. Apresentação das suas fotos

Afaste-se do mundo digital é outra coisa que você pode fazer em 2019. Não basta postar suas fotos em mídias sociais, mas realmente imprimir seu trabalho. Nigel sugere fazer um scrapbook de suas imagens, adicionando uma foto impressa a cada semana. Desta forma, você terá algo ao dim do ano. Você também pode imprimir um álbum de fotos com suas melhores imagens. De qualquer maneira, ter imagens tangíveis em suas mãos cria uma experiência diferente do que apenas olhar fotos na tela.

4. Gênero secundário

Para Nigel, a fotografia de paisagens é o principal gênero em que ele se concentra. Mas em 2019, ele sugere que você gaste mais tempo fotografando seu gênero secundário. Isso adicionará alguma versatilidade ao seu trabalho, ajudará você a se manter motivado e crescer como fotógrafo.

5. Local perto de casa

Encontre um local dentro de um raio de oito quilômetros de sua casa e visite-o ao longo do ano. Fotografe em diferentes épocas do ano, com uma luz diferente, com lentes diferentes… Isso fará com que você saia mais e não seja tão dependente de viajar para outros locais. Você pode não viver em um bairro pitoresco, mas isso não precisa ser um obstáculo.

Foto: Nigel Danson

6. Tome notas

Se você não fez isso até agora, pode começar em 2019: faça anotações. Faça notas sobre um determinado local e sobre uma fotografia específica. Fazer anotações antes de fotografar ajudará você a escolher uma boa localização e tirar o melhor proveito dela. E depois de fotografar, escreva sobre os acessórios que usou, o clima, as razões para usar uma determinada lente… Em resumo, qualquer coisa que você não tenha nos dados EXIF. Isso ajudará você a ser mais eficiente ao revisitar o local.

7. Visualização e Lightroom

Nigel acredita que 50% da foto está em tirá-la, e os outros 50% estão na edição. É por isso que você deve ser capaz de visualizar o que deseja fazer a partir da imagem antes mesmo de pressionar o obturador. A maneira de fazer isso é melhorar a edição, então Nigel sugere que você gaste algum tempo melhorando essas três coisas no Lightroom: curvas, controles deslizantes HSL e máscaras de luminosidade.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Nigel, acesse seu Facebook, Twitter ou Instagram.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!