Dicas de Fotografia

7 erros e acertos na hora de posar

Livro de fotografia

Posar para uma foto pode ser um desafio para algumas pessoas. Mas existem alguns truques básicos que podem ajudar. As dicas também servem na hora de direcionar a modelo durante o ensaio fotográfico. Saber realizar uma boa direção é um ótimo complemento profissional. Repare como a expressão corporal muda com apenas um detalhe. Confira 7 exemplos de poses que você pode aplicar na sua fotografia.

1) Perna para a lateral

Uma das poses que mais aparecem nas fotos do Instagram e serve como um ótimo truque é a perna na lateral. Ao invés de deixar as duas pernas retas, mesmo com o corpo na lateral peça que a modelo coloque a perna que está “atrás” levemente flexionada.

2) Posição reta

Uma pose que parece ser básica mas que pode mudar a imagem. A modelo parada e reta não é nada atraente, não há nada de novo aqui não é mesmo? Por isso peça para que a modelo coloque as mãos no cabelo e faça movimentos leves com, algo bem descontraído. Repare como a perna para a frente segue o mesmo padrão da dica anterior e fez toda a diferença.

3) Pose lateral e postura

A postura é um dos grandes desafios na fotografia já que nem todo mundo consegue manter-se perfeitamente posicionado o tempo inteiro, não deixe de reparar nos ombros da sua modelo, eles precisam estar bem encaixados com as costas retas. Ajude-a a lembrar caso você note a necessidade.

4) Sentada

Uma pose sentada em uma cadeira onde as pernas podem ficar livres pode ser muito bem explorada. Não deixe a sua modelo sentada de frente em uma pose básica e normal, peça para que ela fique de lado, posicione as mãos de forma leve e com o ombro levemente voltado para a câmera.

5) Pernas na parede

Essa deve ser uma das poses mais comuns quando encontramos uma parede. A modelo de frente com um dos pés encostados na parede. Mude essa pose para uma das pernas dobradas em frente a outra e trazendo uma leveza a imagem.

6) Sentada no chão

Poses em que as modelos estão sentadas no chão podem trazer alguns problemas por causa da posição das pernas. Encolher as pernas ou abraçá-las com certeza não é uma boa opção, procure deixar as pernas mais soltas e parecendo mais leves e menos presas ao corpo.

7) Pose na piscina

Fotos na beira da piscina chamam bastante atenção nas redes sociais. Procure posicionar o corpo de forma em que a postura esteja correta, com os braços bem posicionados, não os deixa para baixo e não se esconda atrás da borda.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário