Dicas de Fotografia Fotografia de viagem

7 dicas para planejar sua viagem fotográfica

O verão está chegando e junto com ele o período de férias. Essa é uma ótima oportunidade para fazer aquela viagem fotográfica que não sai da sua cabeça. Mas antes de pegar a estrada, é importante se preparar. Neste vídeo, o fotógrafo Nigel Danson fala sobre alguns erros que ele cometeu ao planejar viagens fotográficas e apresenta alguns conselhos úteis para evitá-los. Assista abaixo:

1. Levando o equipamento certo

É uma grande decisão o que levar em uma viagem, e muitas vezes caímos na armadilha de levar muito equipamento. É difícil arrastar uma mala enorme e pesada, e muitas vezes acabamos não usando todas as coisas que levamos. Portanto, planeje com cuidado e não exagere.

Nigel já passou por isso e criou as melhores práticas de embalagem de maneira inteligente. Sua principal dica para escolher lentes é analisar suas imagens: vá ao Lightroom, veja suas melhores fotos e verifique quais lentes foram usadas para fotografá-las.

Nigel leva três lentes para suas viagens: uma grande angular, uma lente zoom e prime, ou uma 24-70. Se você está limitado com espaço, escolha uma lente versátil que possa compensar todas as outras.

Quando se trata de um tripé, você definitivamente precisará de um, se quiser fotografar paisagens. Certifique-se de que é portátil e leve e que cabe na sua bagagem de mão. Não se esqueça de trazer panos para lentes, mas também um pano absorvente para a sua câmera.

2. Teste seu equipamento antes da viagem

Mesmo que você conheça bem todos os seus equipamentos, é bom testá-los antes de sua viagem apenas para garantir que tudo esteja funcionado. E se você tiver uma nova câmera e lentes, é inteligente conhecê-las antes de colocá-las para funcionar. Por exemplo, teste o valor ISO mais alto utilizável, o desempenho de AF e como todas as suas lentes funcionam quando combinadas com sua nova câmera. Certifique-se de entender as configurações: se você não conhece o seu equipamento, você vai gastar tempo mexendo com configurações, o que significa que você pode perder os momentos que merecem ser capturados.

3. Mapeando seus locais

Assim como planejou o que levar, faça um planejamento sobre os locais que você deseja visitar. Faça uma pesquisa prévia para conhecer os locais pretendidos e usar o Google Earth e o Google Maps é uma boa maneira de fazer isso. Procure por eles no Google Earth, assim você pode planejar com antecedência e visualizar a paisagem 3D em vez de apenas olhar para um mapa 2D. Além disso, marque os lugares que você deseja visitar no Google Maps e classifique os locais com base na prioridade.

Tenha em mente, no entanto, que a fotografia de paisagens não significa apenas sair de seu carro por 10 minutos e tirar algumas fotos. Use um mapa 2D para planejar alguns percursos à pé também.

4. Visite menos locais

Isso está de certo modo relacionado ao ponto anterior. Embora possa parecer ilógico no início, faz todo o sentido planejar visitar menos locais enquanto você estiver em uma viagem de fotografia. Em locais bonitos, você pode querer fotografar tudo ao seu redor. Mas, como resultado, você acabará com muitos registros “turísticos”. Você quer capturar tudo e acaba com muitas fotos comuns.

Então, em vez de ficar vagando e fotografando o máximo que puder, concentre-se em menos locais. Você terá fotos muito melhores dessa maneira.

5. Entendendo os horários em detalhes

Este é outro aspecto importante do planejamento de uma viagem, especialmente se você estiver fotografando paisagens. Dependendo da época, o nascer e o pôr do sol serão em diferentes alturas do dia. Para planejar suas fotos de forma eficaz, entenda quando e onde o sol vai nascer e se pôr no local que você está visitando. Nigel usa o aplicativo Photopills App para planejar as cenas antes de chegar ao local. Assim como entender o sol, você deve pensar na lua, caso queira fazer uma foto noturna.

Por fim, faça uma pesquisa sobre as condições meteorológicas do local que você está visitando. Você definitivamente quer trazer o equipamento e as roupas certas.

6. Investigando a história e a cultura

Fotografia de paisagem é sobre contar a história do local que você está visitando. Você pode obter uma luz incrível e pode compor suas fotos corretamente, mas também quer contar a história daquele lugar. Para tornar suas fotos mais eficazes, é bom conhecer o histórico do lugar que você está visitando.

Você pode fazer uma pesquisa antecipadamente, é claro. Mas quando chegar lá, fale com os moradores e conheça-os. Você ouvirá algumas histórias interessantes sobre o lugar e conhecerá a cultura local.

Nigel aconselha levar um guia local, se puder. Fale com eles um pouco antes de sair e fotografar e tire todas as dúvidas que tiver. Essa pessoa entende a localização, eles podem ajudá-lo a encontrar os melhores lugares para fotografar, mas também conhecem a história e a cultura do local.

7. Explorando as redes sociais

Finalmente, faça um bom uso das redes sociais antes de sua viagem e use-a para encontrar fotos e locais incríveis. Tenha em mente que você encontrará muitos locais populares, mas não quer apenas ir para os mesmos lugares que todos os outros fotografam. Use as redes sociais para se inspirar, fazer perguntas e ajudá-lo a evitar ir aos “pontos de acesso” turísticos que todo mundo faz.

Para conhecer mais sobre o trabalho de Nigel, acesse seu Facebook, Twitter ou Instagram.

Fonte: DIYPhotography


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!