Dicas de Fotografia

7 dicas divertidas para você gostar mais de fotografia

Foto: James Maher
Livro de fotografia

Para quem já gosta de fotografia: é possível gostar mais ainda? Sim, é possível! A fotografia não é somente uma profissão importante, mas também um hobbie para muitos. E mesmo para os profissionais, é preciso se divertir também, renovar o amor pela foto.

O fotógrafo de Nova York James Maher dá 7 dicas de fotografia para aproveitarmos mais todo o ato de fotografar:

  1. Comece um projeto fotográfico de 3 dias por semana no seu bairro

Projetos fotográficos de 365 dias são uma maneira fantástica de ganhar experiência consistente na fotografia, além de nos ensinar a desfrutar ao máximo tudo o que fotografar envolve. No entanto, eles pressionam bastante o fotógrafo por sua grande demanda. Você pode começar mais devagar, com um projeto de 3 dias por semana, fotografando coisas, pessoas e assuntos em seu bairro, na sua vizinhança.

Foto: James Maher
Foto: James Maher

Pode levar um pouco de tempo para se acostumar, mas logo o ato de fotografar com mais frequência, e naqueles locais, torna-se natural para você. Uma boa dica é voltar para as mesmas áreas em dias diferentes e tentar capturar coisas diferentes. Um ângulo, um olhar diferente, outra abordagem. A ideia é que este compromisso ajude você a atingir um nível na sua fotografia que é difícil de alcançar de outra forma. Prática e experiência fotografando coisas de sua vida diária, nos locais em que você se sente mais em casa: nada melhor. Use este projeto como forma de escapar da rotina e ver a vida com outros olhos.

  1. Perder-se (de propósito) e conversar com estranhos

Depois do projeto fotográfico na vizinhança, você estará seguro para ir mais longe. Basta pegar uma direção e ir. Explorar rotas diferentes. Olhe com atenção ao redor e certifique-se de dizer “Olá” para as pessoas que encontrar ao longo do caminho. Caso haja oportunidade de uma conversa, explique o que você está fazendo e ofereça-se para tirar uma foto da pessoa. Isto é divertido, e a maioria das pessoas vai gostar da ideia de que você estar “perdido” fotografando por aí. A câmera é uma ótima desculpa para conectar-se, conhecer e fotografar pessoas novas.

Foto: James Maher
Foto: James Maher
  1. Não se preocupe com as pessoas perguntando o que você está fazendo

Você já parou para fotografar um reflexo em uma poça e, em seguida, olhou para cima e notou alguém olhando para você com curiosidade, querendo saber o que você poderia estar fazendo fotografando uma poça?

Esqueça essa pessoa. Algumas das melhores e mais interessantes fotografias são de coisas que podem parecer muito mundanas. Concentre-se na observação das coisas e esqueça as pessoas ao seu redor. Caso contrário, isto pode fazer você se sentir mal em fotografar algo e fazê-lo perder uma ótima foto.  Da mesma forma, não se preocupe com a opinião alheia sobre sua fotografia. A intenção aqui é que você aproveite e divirta-se com o ato de fotografar, não em julgar se você é bom ou ruim fotógrafo.

Foto: James Maher
Foto: James Maher
  1. Visite exposições e se perca na seção de livros de fotografia na livraria

Ver o trabalho de outros fotógrafos e artistas mantem você inspirado, e pode renovar a sua paixão pela fotografia. Isto também lhe dá novas ideias do que você pode criar, especialmente durante os períodos de frustração.

Além disso, comece uma coleção de livros de fotografia. Guarde um pouco de dinheiro todos os meses para construir sua coleção. Livros são uma fonte incrível de inspiração. Há ótimos livros de fotografia disponíveis por aí.

  1. Ande leve

Carregue com você, nesses passeios fotográficos divertidos, apenas uma lente. Livre-se do medo de ter levado a lente errada. Vá com pouco equipamento, pois a ideia é usar com criatividade o pouco que você tem. E divertir-se criando. Além do mais, você pode andar para mais longe com menos coisas pra carregar.

Foto: James Maher
Foto: James Maher
  1. Simplifique sua edição

A edição pode ser divertida, mas só quando você a faz da maneira certa. Se você fez muitas fotos e quer editar todas elas, isso pode levar tempo e fazer você perder a empolgação. Os exercícios aqui são especialmente para curtir a fotografia.

Selecione 5 fotos favoritas da sessão do dia e isso basta. Daí sim vale a pena editar com cuidado, com tempo. Tempo de sobra para cuidar do que você fez de melhor.

  1. Imprima!

Qual é a diversão na fotografia se você não imprimir? Coloque suas imagens no papel. Tire um tempo especial para fazer isso e esse tempo será compensado com memórias de fácil acesso, além da experiência tátil de apreciar um álbum fotográfico (e mostrá-lo para os amigos, contando suas histórias!).

Foto: James Maher
Foto: James Maher

Em seguida, dê algumas fotos para seus amigos. Não acumule. Você imprimiu as fotos para si mesmo e para os outros desfrutarem, certo? Então dê fotos a pessoas especiais. Esta é uma das belezas escondidas na fotografia: criar algo que você ama e dar isto a alguém que irá apreciar. Não é algo comum e corriqueiro ganhar uma fotografia, certamente as pessoas vão gostar.

Fonte: DPS

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário