Dicas de Fotografia Filmagem

6 maneiras criativas de usar um gimbal

Livros de fotografia

Gimbals são ferramentas incríveis para manter as câmeras estabilizadas durante uma filmagem e existem muitas maneiras diferentes de usá-los. Testando o gimbal DJI Ronin S, o canal COOPH criou um vídeo apresentado 6 dicas e truques que ensinam como capturar imagens incríveis e movimentos cinematográficos com o estabilizador. Assista abaixo:

  1. Multi-operadores – coloque o gimbal de cabeça para baixo, fixe a placa do tripé na base e amarre uma corda. Filme com a câmera suspensa e desça até outro nível para continuar a filmagem com outro operador, depois suba novamente.
  2. Acompanhando o movimento – Use uma cadeira de escritório com rodinhas. Enquanto uma pessoa opera a câmera, outra pessoa empurra a cadeira, controlando a velocidade. Essa é uma maneira prática de acompanhar um objeto ou sujeito em movimento.
  3. Através da janela – Comece a  filmar de fora de um veículo e passe a câmera para outro operador através janela, pegando novamente a câmera do outro lado.
  4. O giro holandês – Encontre uma estrutura cilíndrica (como um túnel). Mova-se para trás usando a função de giro 360 para criar um efeito único de movimento.
  5. Panning chicote – Cria transições usando a função panning. Filme seu assunto e gire rapidamente a câmera para fora da cena. Comece a tomada seguinte com o giro para dentro da cena e depois faça a junção das duas tomadas.
  6. Jib shot – Fixe o gimbal a um boom pole (normalmente usado para microfone) e suspenda a câmera para obter uma visão do alto e controle o movimento da câmera usando um aplicativo no smartphone.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!