Dicas de Fotografia

6 dicas para encontrar seu estilo na fotografia

Foto: Eric Kim

Depois de estudar, de muito fotografar, vários de nós começa a se preocupar em encontrar o próprio estilo na fotografia. Trazemos os conselhos do fotógrafo de rua Eric Kim, publicados em inglês no site DIY Photography.

1. Estilo fotográfico

“Mas o que exatamente é ‘estilo’? Para mim, ‘estilo’ na fotografia é sobre a consistência de assunto e consistência de estética (o aspecto da fotografia). Por exemplo, se você quiser criar um ‘estilo’ definido em sua fotografia, procure trabalhar em um projeto de fotografia, onde você se concentre em um assunto específico. Você pode se concentrar em uma pessoa específica (documentário pessoal), você pode se concentrar em uma determinada cidade (sua própria cidade natal), ou você pode se concentrar em uma determinada questão social.

Foto: Eric Kim
Foto: Eric Kim

Para a consistência da estética, você precisa ser consistente com seu equipamento. Por exemplo, eu recomendo (para um determinado projeto de foto), ficar com a mesma câmera, mesma lente e o mesmo ‘aspecto’ (preto e branco ou cor). Isso permite que você se distraia menos em termos de equipamento, e permite que você se concentre em seu assunto (o que você quer fotografar)”

2. Devo ter um “estilo” em minha fotografia?

“Talvez uma pergunta que devemos fazer a nós mesmos é: ‘Devo ter um estilo em minha fotografia?’. É com você. Alguns fotógrafos preferem consistência em seu trabalho. Outros fotógrafos odeiam consistência em seu trabalho. Em última análise, a fotografia é sobre conhecer a si mesmo. Você precisa fotografar o que funciona para você, ao invés de ouvir os conselhos dos outros.

Foto: Eric Kim
Foto: Eric Kim

Eu gosto de ter um equilíbrio entre a consistência no meu trabalho e também a variedade. Tenho consistência no meu trabalho, aderindo à mesma câmera, lente e estética dentro de um determinado projeto de fotografia. Além disso, tenho variedade em meu trabalho, trabalhando em projetos diferentes. E para cada novo projeto, eu escolho uma nova câmera, lente, filme ou digital, entre outros fatores”

3. Limitações criativas

“Eu sinto que a melhor maneira de ser mais criativo em sua fotografia não é ter opções ilimitadas. Em vez disso, se você realmente quer ser inventivo e inovador, você precisa colocar restrições a si mesmo. Por exemplo, crianças que crescem pobres (e não têm iPads) aprendem a fazer seus próprios brinquedos. Elas são mais criativas do que crianças ricas que apenas jogam Angry Birds em seus tablets.

Fotógrafos são mais inovadores quando eles estão limitados. O fotógrafo Aik Beng Chia começou a fotografar com um iPhone 4, porque ele não podia comprar outra câmera. Isto permitiu que ele inovasse dentro das limitações das câmeras do smartphone. Ele se concentrou mais na luz, composição e texturas para fazer grandes imagens, ao invés de usar a câmera como uma muleta.

Foto: Eric Kim
Foto: Eric Kim

Eu conheço um monte de outros fotógrafos que se queixam de que eles não podem fazer boas fotos, porque a sua cidade é entediante. Mas William Eggleston é famoso por tirar fotos interessantes de sua própria cidade chata.

Você não precisa possuir uma câmera cara, viver em uma cidade exótica, ou ‘nascer criativo’. Em vez disso, procure ser um fotógrafo agora. Você está na melhor situação possível para fazer boas fotos agora. Você não precisa de qualquer equipamento extra além do que você já possui, a fim de mostrar sua alma através de suas fotos”

4. Fotografe-se

“Eu sinto que a melhor maneira de mostrar seu ‘estilo’ em sua fotografia é descobrir sua alma. Se alguém olha para suas fotos, e eles podem dizer que tipo de pessoa você é – você conseguiu seu trabalho como um fotógrafo. Muitos fotógrafos não se mostram em sua foto. Eu sei por mim mesmo, eu comecei a fazer fotos melhores o quanto mais pessoal eu fazia minhas fotos.

Foto: Eric Kim
Foto: Eric Kim

Quero incorporar minha alma em minhas imagens. Faço isso fotografando meus entes queridos, fotografando-me ou fotografando estranhos na rua com quem eu interajo ou sinto suas emoções. Uma fotografia sem sua alma não tem seu selo de autenticidade nela. Isso é o que falta no mundo, fotógrafos autênticos, não ‘bons’ fotógrafos”

5. O estilo está superado

“Eu sei que eu tenho falado muito sobre o estilo neste artigo, mas honestamente, acho que essa obsessão excessiva com o estilo pode prejudicá-lo criativamente. Apenas seja autêntico, e seja você mesmo. Fotografe o que lhe interessa e não ouça as regras dos outros.

Em vez disso, crie suas próprias regras para a sua própria fotografia. Crie suas próprias ‘restrições criativas’ para si mesmo e você encontrará mais diversão através do desafio auto-imposto que você definir em sua fotografia”

Foto: Eric Kim
Foto: Eric Kim

6. Exercícios para encontrar seu estilo

“Aqui estão algumas tarefas concretas que você pode fazer para tornar sua fotografia mais pessoal e para mostrar sua alma através de suas fotos:

– Fotografia Pessoal: Somente fotografe seus entes queridos por um mês e faça as imagens tão artísticas e pessoais quanto possível.

– Faça uma série de auto-retratos: fotografe-se colocando sua câmera em um tripé, fotografando-se no espelho, seu reflexo ou seu humor.

– Simpatize com seus assuntos: Fotografe seus assuntos como se fossem você mesmo. Sinta a emoção, humor e estado mental deles. Conecte-se com eles em um nível mais profundo com suas fotos”


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Ruca Souza

4 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!