Dicas de Fotografia

6 dicas para continuar motivado e inspirado com sua fotografia

Foto: Pedro Quintela

Independente do tipo de fotógrafo que você é ou da fotografia que você faz, pode chegar um momento em que a inspiração e a vontade de fotografar enfraqueçam um pouco. E isso pode acontecer em qualquer trabalho, para qualquer tipo de profissional.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

É comum que pensamentos negativos possam flutuar pela mente do fotógrafo neste momento. Estou deprimido? Será que é uma crise na minha vida? Por que todas as minhas imagens têm a mesma aparência? Todo mundo critica meu trabalho por que não é bom? Se isso está acontecendo com você, é hora de ver as coisas de uma perspectiva diferente. Confira as dicas do fotógrafo Pedro Quintela:

  1. Ouça a sua música favorita 

Essa é uma forma agradável de trabalhar e se sentir um pouco mais inspirando: ouvir as músicas que você gosta enquanto fotografa. Deixe sempre uma playlist legal em seu celular. “Enquanto aquelas músicas fluem através de sua mente, realmente o faz perceber como a vida é bela… As ideias começam a fluir novamente”, diz Pedro Quintela.

  1. Junte-se a uma comunidade fotográfica ou grupo

Trabalhar sozinho é bom até certo ponto. Ficar muito isolado pode trazer um pouco de tristeza. Tornando-se parte de uma comunidade ou grupo é bom tanto para ter mais contato com profissionais da área quanto para começar a ver exemplos de trabalho dos outros, ouvir histórias e criar vínculos com bons fotógrafos. Isso pode arejar suas ideias e fazê-lo querer ir mais longe.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Aprenda uma nova técnica ou tente um novo tipo de fotografia

Algumas pessoas criticam o pós-processamento, dizendo que é “falso” ou “não é a fotografia”. O que muitas vezes eles não percebem é que retoque tem existido desde que a fotografia surgiu. “Eu não estou falando sobre a criação de OVNIs ou extraterrestres em suas fotos, mas aprender uma nova técnica para melhorar seus arquivos RAW ou criar um fluxo de trabalho diferente”, explica Quintela.

Tentar criar outro tipo de fotografia também pode fazer milagres para a sua motivação e inspiração. Não importa o quão loucas são suas ideias, sempre haverá um público ávido para admirá-las. E se você não conseguir na primeira, tente e tente novamente até chegar onde deseja.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Comprar, alugar ou trocar de seu material por novos equipamentos

Não que você deva gastar mais dinheiro em equipamentos, mas às vezes a mudança de uma lente (por exemplo, começar a usar um de 50mm pela primeira vez) irá forçá-lo a ver as coisas de uma maneira diferente. Literalmente. Novos ângulos, composições e temas começam a fluir, porque enquadrar a cena através desta nova lente será diferente e desafiador. Se você não quer ou não pode comprar, tente alugar uma nova lente ou até mesmo trocar uma que você já tem. Há sempre outras pessoas que podem estar precisando da lente que você não usa mais.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela
  1. Sempre carregue uma câmera com você

Quantas vezes você já pensou “Ah, se eu tivesse minha câmera agora!”. Hoje em dia, é mais fácil do que nunca evitar este problema: as câmeras de celulares estão cada vez melhores a cada ano e muitas câmeras mirrorless também são pequenas e portáteis o suficiente para se carregar sem ter uma dor nas costas.

  1. Crie uma lista de desejos com lugares que você gostaria de visitar

“Cerca de um ano atrás, comecei a listar todos os lugares que eu vejo na Web e desejo visitar”, conta o fotógrafo Pedro Quintela. Ao pesquisar por imagens desses lugares, ele conta que começou a treinar mentalmente a composição de fotos naquelas paisagens, e assim surgiram novas ideias para tentar. “Entretanto, eu me sinto ainda mais feliz imaginando o momento em que eu vou realmente chegar lá. Com pensamento positivo, sempre!”.

Foto: Pedro Quintela
Foto: Pedro Quintela

FONTE: ISO 500PX

banner-iphotofair


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

3 comentários

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!