Dicas de Fotografia Fotografia de rua

6 dicas para começar na fotografia de rua

Gustavo Gomes

“Fotografar na rua é meio que o caminho natural para quem acaba de comprar uma câmera”, explica o fotógrafo Gustavo Gomes. E por esse motivo algumas dicas são importantes, para que o iniciante vá à rua um pouco mais seguro.

“Fotografia street ou de rua é basicamente qualquer fotografia tirada em local público, não necessariamente na rua, mas em qualquer lugar público de forma espontânea”, diz o fotógrafo.

Gustavo Gomes, fala sobre as dificuldades e as delícias desse tipo de fotografia. Gomes explica diversos passos e traz dicas para aquele fotógrafo que está começando. Confira:

1. Estude os grandes fotógrafos

Você pode aprender muito sobre a fotografia da rua antes de chegar propriamente à rua. Estudar o trabalho de grandes fotógrafos como Henri Cartie-Bresson, Eugène Atget, Alex Webb e Gueorgui Pinkhassov trará visões completamente diferentes e enriquecedoras sobre a fotografia de rua.

Foto: Gustavo Gomes
Foto: Gustavo Gomes

2. Fique atento ao que passa despercebido

A fotografia de rua é “esse estilo de tentar capturar coisas espontâneas que acontecem no nosso dia a dia, de capturar as cenas do cotidiano que passariam despercebidas, mas que o fotógrafo tá andando atento e captura”, ensina Gomes.

Foto: Gustavo Gomes
Foto: Gustavo Gomes

3. Observe bem

Fique esperto. É importante saber onde você pode fotografar ou não e saber compreender a pessoa que você está fotografando. Ou seja, “ler” se ela pode ter alguma reação violenta ou não.

Foto: Gustavo Gomes
Foto: Gustavo Gomes

4. Faça um curso com um fotógrafo da área

Algo que pode desembaçar a visão de quem está começando é um curso com um bom profissional, seja ele presencial ou online. Estudar objetivamente aquilo que você quer abrirá sua mente para novas ideias, novas práticas e caminhos para sua fotografia. “Em 2009 eu fiz um curso com o Carlos Moreira, que é um fotógrafo de rua que fotografa as ruas de São Paulo desde a década de 1960. Foi aí que a minha fotografia começou a mudar um pouco”, conta Gustavo Gomes.

Foto: Gustavo Gomes
Foto: Gustavo Gomes

5. Concentre-se na cena, esqueça a câmera

Na hora de fotografar na rua, é importante não se distrair. Nem com a câmera. Por isso, antes de tudo conheça bem sua câmera e encontre uma configuração que será útil na maioria dos casos. Como explica Gomes, “a técnica na fotografia street é bem básica. O importante é você dominar sua câmera, pois não há muita técnica, pouca gente usa luz externa. Eu por exemplo gosto de usar o diafragma bem fechado em f/8 ou f/11 e uma velocidade um pouco alta porque aí eu esqueço um pouco da câmera e me concentro só em compor a cena”.

6. Não seja tímido

“Tem muita gente que fala que se sente um pouco travado ou intimidado quando começa, mas na verdade desde que eu comecei acho que fui sempre um pouco cara de pau”, brinca Gustavo Gomes. Ele conta que desenvolveu algumas técnicas de como fotografar sem que as pessoas se sentissem fotografadas. Saiba isso e muito mais no vídeo:


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Ruca Souza

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!