Dicas de Fotografia Iluminação

5 truques de iluminação para fazer em casa

Livro de fotografia

Na hora de criar um setup de iluminação, tanto a técnica quanto a criatividade vão guiar o seu trabalho. E quando não se possui todos os equipamentos necessários, estes dois componentes serão ainda mais exigidos (principalmente a criatividade). Estas dicas valem tanto para quem está começando na fotografia quanto quem já é mestre na luz natural, mas ainda não trabalha muito com luz artificial.

  1. Sacola Modificadora de Luz

Esta dica é bem simples. Modificadores de luz pode ser muito caros, especialmente se você está apenas começando. Mas se você quer fazer alguns retratos com luz suave, até mesmo uma sacola de compras de shopping (se for branca) pode ajudar. Ou você mesmo pode criar uma com papel (use a criatividade!).

iPhotoChannel-5-truques-de-iluminação-para-fazer-em-casa

Você vai precisar apenas de um flash (speedlight). Confira o vídeo para descobrir exatamente como fazer esse “softbox”:

  1. Painel de LED

Painéis de LED são poderosas fontes de luz continua. Porém, eles geralmente são caros. No vídeo abaixo, descubra como construir um. Lógico que você vai gastar um pouco, mas sairá bem mais em conta se você construir seu próprio painel. Ou você pode pedir ajuda de alguém que entenda melhor sobre eletrônica, caso você ache essa dica um pouco complicada.

  1. Luz com papel alumínio

Soltar a criatividade é fundamental quando se trata de fotografia de produto. Este pequeno truque pretende criar um fundo diferente para esse tipo de fotografia. Tudo o que você precisa é uma folha de alumínio e uma única fonte de luz. Essa ideia leva apenas um minuto. Confira:

  1. Lightbox embutido na câmera para fotografia macro

Kris Robinson, cansado de ter que segurar a luz para fazer foto macro, criou essa configuração caseira. A ideia é: no flash sobre a câmera, envolver um tubo com alumínio reflexivo no interior e uma pequena caixa de luz difusa no final do tubo.

iPhotoChannel-5-truques-de-iluminação-para-fazer-em-casa

Ele usou esta configuração macro para capturar a fotos abaixo. Para o tubo reflexivo, ele usou duas latinhas de Red Bull, as quais amassou para ficarem retangulares e depois envolveu com fita isolante preta.

Foto: Kris Robinson
Foto: Kris Robinson
  1. Ring Light caseiro (anel de luz)

A última dica é um pouco mais complexa. Mas graças a este modelo de anel de luz, é possível fazer retratos incríveis como estes abaixo.

Foto: Jay Russell
Foto: Jay Russell
Foto: Jay Russell
Foto: Jay Russell

O tutorial completo e materiais necessários você pode conferir (em inglês) no site 500px. Lá eles ensinam passo a passo como criar este equipamento. Novamente, será preciso um pouco de conhecimento em elétrica e agora em marcenaria. Mas nada tão complicado e impossível. Portanto, mãos a obra e boa sorte em suas criações!

Foto: Jay Russell
Foto: Jay Russell

FONTE: ISO 500PX

newborn_banner

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

2 comentários

Clique aqui para postar um comentário

  • Há num estúdio caseiro muita coisa que pode ser feita pelo próprio fotógrafo. São tubos de aproximação, caleidoscópios que produzem lindos efeitos de luz, refletores, rebatedores, fundos, etc., com um detalhe: além de permitirem efeitos profissionais, foram feitos pelo fotógrafo, mesmo porque não dá prá comprar tudo aquilo que se vê nas revistas… Os vídeos desta reportagem mostram alguns iluminadores simples, mas também dois bastante sofisticados que exigem algum conhecimento de eletrônica. Seja lá como for eles deixam claro que não há limites para a criatividade. O que é muito bom…