5 técnicas de iluminação para criar cenas de terror em ensaio fotográfico

Há muitos componentes que podem tornar um filme de terror ou uma foto realmente assustadores, e a iluminação adequada é certamente uma das mais importantes. Neste vídeo, Benny do canal Aputure compartilha 5 técnicas de iluminação que farão suas cenas de terror verdadeiramente arrepiantes.

1. Luz inferior

A iluminação vinda de baixo é usada em filmes e imagens de terror. Ela cria uma aparência não natural e distorce até mesmo os rostos que estamos familiarizados. Para conseguir esse efeito em sua cena, tenha uma única fonte de luz abaixo do sujeito. Benny lembra que é útil ter uma razão prática para esse tipo de iluminação, algo para justificá-la, por assim dizer. Pode ser um fogo, um reflexo, até uma lanterna.

2. Contra-luz

Embora a luz de fundo não esteja necessariamente limitada ao horror, ela pode ser usada de várias maneiras para tornar as cenas mais assustadoras. Pode adicionar a sensação de mistério ao cenário ou mistificar o personagem. É simples de conseguir: coloque a luz atrás do sujeito. Nos filmes, faça com que eles se aproximem lentamente da câmera ou fiquem parados. E lembre-se: se você adicionar um pouco de neblina na equação, a cena ficará ainda mais assustadora e mais misteriosa.

Cena do filme “Halloween 2”, 2009

3. Luz pontual

Esse tipo de iluminação cria lentamente a tensão e leva os olhos dos espectadores pela cena. Para conseguir este efeito, exponha a imagem de forma que tudo ao redor do círculo de luz esteja completamente escuro.

4. Vermelho saturado

Uma iluminação vermelha intensa adiciona a sensação de perigo imediato e é ainda mais realçado se você o emparelhar com outra cor saturada. Para conseguir esse tipo de iluminação, adicione géis vermelhos altamente saturados às suas luzes. Mas lembre-se, eles cortam a intensidade da luz em 50%.

5. Alongando a sombra

Este efeito tem sido usado em filmes de terror há séculos, e com certeza é assustador. Sombras alongadas adicionam a sensação de suspense e perigo imediato, sem revelar nada para o público. Benny sugere usar uma fonte de luz forte que lhe dará uma sombra nítida e de alto contraste.

Cena do filme “Nosferatu”, 1922

Artigos relacionados