Dicas de Fotografia Iluminação

5 técnicas de iluminação para criar cenas de terror em ensaio fotográfico

Pôster do filme "A Hora do Pesadelo", 2010

Há muitos componentes que podem tornar um filme de terror ou uma foto realmente assustadores, e a iluminação adequada é certamente uma das mais importantes. Neste vídeo, Benny do canal Aputure compartilha 5 técnicas de iluminação que farão suas cenas de terror verdadeiramente arrepiantes.

1. Luz inferior

A iluminação vinda de baixo é usada em filmes e imagens de terror. Ela cria uma aparência não natural e distorce até mesmo os rostos que estamos familiarizados. Para conseguir esse efeito em sua cena, tenha uma única fonte de luz abaixo do sujeito. Benny lembra que é útil ter uma razão prática para esse tipo de iluminação, algo para justificá-la, por assim dizer. Pode ser um fogo, um reflexo, até uma lanterna.

2. Contra-luz

Embora a luz de fundo não esteja necessariamente limitada ao horror, ela pode ser usada de várias maneiras para tornar as cenas mais assustadoras. Pode adicionar a sensação de mistério ao cenário ou mistificar o personagem. É simples de conseguir: coloque a luz atrás do sujeito. Nos filmes, faça com que eles se aproximem lentamente da câmera ou fiquem parados. E lembre-se: se você adicionar um pouco de neblina na equação, a cena ficará ainda mais assustadora e mais misteriosa.

Cena do filme “Halloween 2”, 2009

3. Luz pontual

Esse tipo de iluminação cria lentamente a tensão e leva os olhos dos espectadores pela cena. Para conseguir este efeito, exponha a imagem de forma que tudo ao redor do círculo de luz esteja completamente escuro.

4. Vermelho saturado

Uma iluminação vermelha intensa adiciona a sensação de perigo imediato e é ainda mais realçado se você o emparelhar com outra cor saturada. Para conseguir esse tipo de iluminação, adicione géis vermelhos altamente saturados às suas luzes. Mas lembre-se, eles cortam a intensidade da luz em 50%.

5. Alongando a sombra

Este efeito tem sido usado em filmes de terror há séculos, e com certeza é assustador. Sombras alongadas adicionam a sensação de suspense e perigo imediato, sem revelar nada para o público. Benny sugere usar uma fonte de luz forte que lhe dará uma sombra nítida e de alto contraste.

Cena do filme “Nosferatu”, 1922

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!