Dicas de Fotografia Profissão: fotógrafo

5 mitos sobre a fotografia profissional

Foto: Pexels
Livro de fotografia

Não é muito difícil encontrar, em qualquer página ou grupo de fotografia, discussões infinitas que não levam a lugar nenhum. E algumas dessas discussões têm a ver com equívocos, ideias um pouco erradas que se tem sobre a fotografia como profissão.

O fotógrafo e diretor de fotografia Armando Vernaglia Jr., que também é autor do livro “Como Fazer Vídeos”, trouxe em seu canal do Youtube alguns desses mitos que geram muita confusão por aí. Veja o vídeo:

1. Fotógrafo profissional tem equipamento de fotografia super completo e profissional

“Na verdade, não. Eu tive muitos alunos meus, muitos amadores e entusiastas, que tinham equipamento muito melhor do que o meu. (…) O equipamento do profissional não é necessariamente o mais caro do mercado, o melhor do mercado, e sim aquele que atende melhor as necessidade do fotógrafo”

2. Fotógrafo profissional sabe tudo

“Não, não sabe. A gente sempre tem alguma coisa para aprender”

3. Se você for bom você ganha dinheiro

“Não. Se você for bom você fotografa bem. Se você souber vender, você ganha dinheiro”

4. Fotógrafo profissional só usa o modo manual

“O fotógrafo profissional sabe o que precisa usar, quando ele precisa usar. (…) Uma grande parte dos fotojornalistas que eu conheço trabalha com Prioridade de Abertura ou Prioridade de Tempo. E se ele também precisar usar o modo P, o Program [automático] da câmera, ele vai usar”

5. Fotógrafo profissional é um artista

“Não. Artista produz arte. Fotógrafo profissional atende as necessidades dos clientes. (…) Normalmente o trabalho do fotógrafo profissional é muito mais uma prestação de serviço do que fazer arte”

Conheça o livro “Como Fazer Vídeos”, de Armando Vernaglia Jr., na loja da iPhoto Editora.

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista, redatora publicitária e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018. Ela também tem uma banda: www.instagram.com/rucasouza

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário