Dicas de Fotografia Iluminação

5 esquemas de iluminação para fazer retratos no estúdio

Livros de fotografia

Em um vídeo produzido para o canal COOPH, a fotógrafa Chrissie White apresenta um tutorial sobre iluminação de estúdio. Chrissie explica como usar 5 diferentes esquemas de iluminação para criar retratos de estúdio especializados, usando desde flash à luz natural com rebatedor. Assista abaixo:

  1. Luz natural – A luz que entrar por uma janela pode proporcionar uma iluminação suave para um retrato. Coloque a pessoa ao lado de uma janela e use um rebatedor do outro lado para suavizar ainda mais as sombras, se necessário.
  2. Luz lateral – Posicione a luz ao lado do modelo e um bloqueador do outro lado. Se quiser suavizar as sombras, troque o bloqueador por um rebatedor.
  3. Luz de beleza – Coloque a luz em frente ao modelo, de cima pra baixo em 45º. Para suavizar as sombras, use um rebatedor de baixo para cima.
  4. Luz dividida – Coloque duas luzes em 45º atrás do modelo. Mas se quiser algo menos dramático, pode acrescentar uma luz frontal.
  5. Contra-luz – Posicione a luz atrás da modelo. Você pode adicionar uma luz frontal ou usar um rebatedor para preencher as sombras. Para criar uma atmosfera diferente, você pode ainda adicionar gelatina colorida em frente à luz.

Sobre o autor

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário