5 maneiras de aprender fotografia

Talvez você seja um iniciante e já teve a experiência de baixar e-books grátis online que prometem te ensinar fotografia e, na maioria dos casos, não são nada didáticos. Ou já esteve perdido procurando vídeos sobre fotografia no Youtube.

A verdade é que, para aprender algo novo, um pouco de organização nos conteúdos é necessária, seja ela feita por uma escola, por exemplo, ou por você mesmo. Focar é preciso. Mas não se desespere: um passo de cada vez. Como diria o escritor americano Ralph Waldo Emerson: “Cada artista era primeiramente um amador”.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  1. Descubra seu estilo de aprendizagem

Existem três maneiras diferentes que você pode aprender uma nova atividade. A maioria das pessoas aprender por todos esses meios, mas pode acabar tendo uma “quedinha” por determinada forma, o que facilita e agiliza o aprendizado.

A pessoa visual vai aprender melhor vendo algo sendo demonstrado e olhando para fotos, mapas e diagramas. Assistir vídeos e ler livros apoiará seu estilo de aprendizagem.

Pessoas auditivas aprendem através de ouvir palestras ou apresentações com áudio; conversar sobre  coisas e ouvir o que as outras pessoas têm a dizer também é uma forma de aprender. Ouvir podcasts e áudio-livros é outra maneira de apoiar seu estilo de aprendizagem.

Aqueles que sãos sinestésicos gostam de aprender na prática. Preferem experimentar as coisas e descobrir como elas funcionam. Fazer oficinas práticas, assim como aulas se adequa a este estilo.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  1. Aprenda em uma Universidade 

Este é o caminho tradicional, que muitas pessoas tomam. Você vai aprender uma grande variedade de estilos fotográficos em um ambiente estruturado, com professores experientes e especialistas do setor. Você também terá acesso a estúdios equipados com tecnologias recentes. Algumas universidades também oferecem aulas de fotografia analógica, com estúdios de revelação.

Foto: Divulgação
Foto: Divulgação
  1. Aprenda sendo um ajudante

Ser um aprendiz é uma forma tradicional, mas muitas vezes esquecida, de estudar uma profissão. Sendo um ajudante de fotógrafo, você estará convivendo com alguém especialista no assunto, aprendendo na prática. Você pode ser um ajudante também enquanto faz uma faculdade ou curso técnico, por exemplo. Estágios voluntário, se a intenção for aprender, também é válido. Muitas vezes um estágio voluntário pode culminar em uma contratação ou indicação. O empenho do aprendiz conta muito.

altair

  1. Workshops

Workshops e palestras são uma ótima maneira de refinar e aprimorar suas habilidades. Existem workshops desde o básico da fotografia até áreas especificas, como fotografia de modelos, de casamento, newborn, etc. Além de receber conhecimento de profissionais experientes da área, selecionando aquilo que você quer aprender, nesses eventos também existe a oportunidade de conhecer outras pessoas que estão ali para aprender e trocar conhecimento.

iPhotoChannel-como-aprender-fotografia-dvd-iphoto-editora

  1. Cursos on-line e DVDs

Curso online, assim como em DVD, são ótimos para aprender no seu próprio ritmo e no conforto da sua casa. Procure cursos que são ministrados por profissionais que você respeita, criados por empresas comprometidas com o ensino da fotografia, e em um estilo que você pode se relacionar (a iPhoto Editora prepara novidades nessa área, fique ligado).

iPhotoChannel-como-aprender-fotografia

  1. Mentores

Um mentor pode ser qualquer pessoa que tenha realizado as metas que você deseja alcançar. Isso inclui tanto os amigos que podem ajudá-lo a compreender algumas das suas configurações da câmera, por exemplo, quanto profissionais com muitos anos de experiência. Um ótimo lugar para começar a procurar mentores está no seu círculo de amizade e nas redes sociais.

Siga os fotógrafos e profissionais da imagem que você admira nas redes sociais, relacionando-se com os conteúdos. Retweet seus posts, comente as fotos, compartilhar seu trabalho, indique clientes, etc. Dê tempo para desenvolver o relacionamento antes de pedir-lhes para orientá-lo. Isso vai aumentar a chance de que eles topem te orientar.

FONTE: DPS

newborn_banner

Artigos relacionados

3 Comentários

  1. Custou, mas até que enfim a fotografia foi considerada uma atividade que merecia um olhar mais cultural e profissionalizante. Os cursos foram surgindo, não mais como um hobby apenas, mas como preparatórios para uma carreira, a ponto de se definir até o tipo do estudante e direcionar o ensino para maior aproveitamento do aluno. Isso é ótimo porque acaba com o tiro no escuro e a foto de orelhada…

  2. Pingback: Anônimo