Dicas de Fotografia

5 erros comuns na fotografia de paisagem

Livros de fotografia

O bom da fotografia é quando há trocas que te ajudam no processo de aprendizagem. O fotógrafo de paisagem Mark Denney compartilhou 5 dicas que os iniciantes cometem nesse ramo da fotografia. Desta maneira na hora de fotografar é só lembrar e colocar em prática.

A fotografia de paisagem pode parecer fácil, mas há vários detalhes que fazem a diferença em uma imagem.

1) Composição

A falta de um assunto principal pode tornar a foto um pouco confusa, apesar da composição parecer bonita Denney fala sobre a foto abaixo. “Esta imagem abaixo é um excelente exemplo de foto que não possui um assunto principal. São as pedras no primeiro plano, a ilha no meio do solo ou a folha de palmeira pendurada no alto?.”

Diferente desta outra imagem que já possui uma composição e um propósito. O calçadão até o farol é o protagonista da foto. “Eu prefiro imagens simples que tenham um propósito claramente definido e essa imagem se encaixa na conta para mim” observa Denny.

Esta terceira imagem da grama e a árvore é um bom exemplo de uma fotografia plana, sem perspectiva. É sempre bom perceber a profundidade de campo nas fotografias de paisagem e de alguma maneira tentar resolver o problema. No início Denny achava essa imagem excelente mas ele faz um comentário “Não há um elemento de primeiro plano forte e o plano de fundo cai além da árvore, resultando em uma fotografia plana.”

Exemplo de fotografia com profundidade. Nos sentimos integrados à imagem.

2) Não abandone o fotômetro

Não ignore o fotômetro de sua câmera, a opção para fotometrar a imagem inteira te ajuda a evitar a superexposição em algumas partes da imagem que no momento da captura podem passar despercebidas, mas na tela do computador vão chamar atenção.

3) A melhor luz

Há um momento do dia em que a luz é praticamente perfeita para a fotografia, a “hora de ouro”, como alguns fotógrafos gostam de chamar, sempre no amanhecer ou no pôr do sol. Conhecer os horários com a melhor iluminação podem te ajudar a criar uma imagem mais atraente.

Essa primeira imagem foi tirada cerca de 20 minutos após o pôr do sol e abaixo dela, 90 minutos antes do pôr do sol. Analise a diferença.

4) O equipamento

Estudar o equipamento que você tem vai te ajudar muito na fotografia. Entender a sua câmera, como ela reage e funciona em determinadas iluminações, enfim, como se ela tivesse vida própria mesmo. Denny conta que quando começou a fotografar tinha uma Nikon

3200 de US$ 400 e logo trocou por uma Sony A7R II de US$ 3.500, se ele pudesse voltar no tempo ficaria com a antiga Nikon e viajaria para alguns lugares com esse dinheiro.

Não é a câmera que faz o fotógrafo.

5) Estudo de ambiente

Fotografia e observação são duas coisas que não se separam. Quando você chegar no local em que irá fotografar (e isso vale para tudo) caminhe pelo ambiente observando iluminação, pontos estratégicos, composição, estude o local, não chegue direto com a câmera na mão.

Fotografias na altura dos olhos daquele ambiente você vai encontrar várias na internet, então porque a sua seria melhor que a dos outros?

Fonte: Petapixel

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!