Dicas de Fotografia

5 ensinamentos para fotógrafos iniciantes

congresso de fotografia

O começo na fotografia pode parecer um pouco complicado. Os novos fotógrafos lidam com a insegurança na hora de manusear a câmera e na divulgação de seus trabalhos. É preciso saber que todos os fotógrafos, sem exceções, erraram para chegar onde estão. Nenhuma foto foi feita de primeira, nenhuma foto é “perfeita” e nenhum fotógrafo é melhor do que o outro. Quando se trata de arte tudo é subjetivo.

Preparamos 5 ensinamentos básicos para você que é fotógrafo iniciante. Esses apontamentos não são erros, você ainda está em processo de aprendizagem, treino e estudos fazem parte da educação de um fotógrafo.

1) Linha do horizonte e novos ângulos

É praticamente normal encontrarmos aquela foto com a paisagem torta. Ela pode estar torta porque o fotógrafo não reparou ou porque tentou criar um novo ângulo. Primeira grande dica: não crie novos ângulos, eles já existem, são lindos e podem ser muito bem explorados. Ao invés disso alimente a sua criatividade.

2) Composição fotográfica

Aqui está um tópico importantíssimo quando se trata de fotografia porque além da criatividade a composição fotográfica comanda uma imagem e demanda estudo e observação. O que os grandes mestres da fotografia faziam antigamente? Ficavam muito tempo parados, pacientemente observando a vida ao redor e encaixavam fotografias nesse cotidiano.

Estudos de observação vão te ajudar muito no começo dos estudos, assim como a prática. Procure entender seus fotógrafos favoritos e encontre novos ídolos. A composição fotográfica é uma evolução, guarde suas fotos antigas e faça comparações, veja seus resultados e procure pontos onde deve melhorar.

3) Observação de luz

A luz é o que faz a fotografia, portanto não tente fugir disso achando que os tempos mudaram. Sem luz não tem imagem, não foque apenas no objeto a ser fotografado a luz é fundamental não apenas como base iluminadora mas como criação e composição, ela é o todo de uma fotografia.

4) Entenda a sua câmera

Leve esse tópico ao sentido literal. Entenda a sua câmera, como ela funciona, até onde o ISO consegue alcançar, qual sua abertura máxima. Qual o limite da sua câmera? Estude fotografia para usar a sua câmera no manual, esqueça o automático. Faça fotos boas e fotos ruins, elas vão te ensinar muito.

5) A câmera e o fotógrafo

Com o tempo a história de que ‘a câmera não faz o fotógrafo’ vai começar a fazer mais sentido para você. Portanto na hora de comprar o seu equipamento não precisa gastar todo o dinheiro de uma vez, com certeza pouco tempo depois você vai encontrar uma nova necessidade: um cartão de memória, bateria extra, bag mais confortável.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!