Dicas de Fotografia

5 dicas para melhorar a composição de suas fotos

Assim como muitas das técnicas de fotografia, a composição irá melhorar o quanto mais você praticar. E é preciso experimentar, sair da zona de conforto da regra dos terços. “Eu, pessoalmente, gosto da regra dos terços como ponto de partida. No entanto, não é toda fotografia que precisa ser composta dentro disso”, explica do fotógrafo Barry J. Brady ao DPS. Brady criou algumas dicas para melhorar a composição na fotografia. Confira:

  1. Da esquerda para a direita

No mundo ocidental, lemos as palavras em uma página da esquerda para a direita. É lógico pensar que, quando alguém vê a sua imagem, vai começar no lado esquerdo e mover-se para a direita também. Você pode usar essa técnica de algumas maneiras.

Em primeiro lugar, você pode colocar o assunto no lado direito do quadro com uma linha que guie a atenção para lá. A linha principal poderia ser um rio ou uma estrada, por exemplo – tudo o que precisa fazer é permitir que o olho do espectador vá para um ponto de estrada que leve em seguida ao assunto.

Foto: Barry J. Brady
Foto: Barry J. Brady

Em segundo lugar, se você está tirando fotos de rua, pode enquadrar uma pessoa no lado esquerdo olhando para o objeto à direita. Você pode até ter um veículo, como um carro ou uma motocicleta, movendo-se da esquerda para a direita. Estas técnicas vão imediatamente chamar a atenção para o lado direito da sua imagem.

  1. Utilize formas – tanto visíveis quanto invisíveis

Em muitas imagens, existem formas ocultas e visíveis. Janelas são quadradas ou retangulares, as portas são retângulos e assim por diante. Procure formas em suas imagens; olhe além do que o objeto real é e veja sua forma. Você também poderá compor a cena para criar uma forma. Dunas de areia podem se tornar formas triangulares, campos abertos podem ser retângulos verdes. Olhe para as formas em sua cena e componha a sua imagem para incluí-las.

Foto: Barry J. Brady
Foto: Barry J. Brady
  1. Use os números (não literalmente)

Se você está registrando uma cena com árvores ou folhas, ou até mesmo um rio com algumas rochas expostas, pode tentar usar números ímpares de coisas. Números ímpares tendem a criar uma sensação dinâmica na sua cena – três árvores ou rochas vão parecer mais dinâmicas do que duas árvores ou quatro rochas. Isso também funciona bem para grupos de pessoas. Se você tem um grande grupo de 12 pessoas, não tente fazer três fileiras de quatro pessoas. Para criar dinâmica, pose-os em duas fileiras, uma com sete pessoas e uma com cinco. Para fotografar pessoas, você também pode tentar criar uma forma de triângulo com seus assuntos. Três pessoas naturalmente criam um triângulo, experimente.

Foto: Barry J. Brady
Foto: Barry J. Brady
  1. Use o espaço negativo

Espaço negativo pode realmente criar uma imagem interessante. O espaço negativo é essencialmente o espaço “em branco”, mas na verdade ele ajuda a ancorar sua imagem. Ele fornece informações realmente importantes sobre a imagem. Um céu azul pode ser usado para criar espaço negativo. O azul do céu diz ao espectador que fazia um dia ensolarado. Seu céu azul pode ter uma pequena nuvem nele, e ela pode tornar o espaço negativo interessante.

Foto: Barry J. Brady
Foto: Barry J. Brady
  1. Enquadrando

Enquadrar o assunto pode ser uma forma muito eficaz para mostrar o que você quer em uma fotografia. Você pode usar uma janela, uma porta ou mesmo árvores para enquadrar um assunto. A ideia é criar uma moldura em torno do assunto que não distraia o olhar, mas faça com que o olhar do espectador sabia imediatamente onde procurar o objeto principal da cena.

Foto: Barry J. Brady
Foto: Barry J. Brady

FONTE: DPS


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!