Dicas de Fotografia

5 dicas para fotógrafos de todas as áreas

Foto: Matt Hardy / Pexels
Livro de fotografia

Ao longo do crescimento da carreira de um fotógrafo é preciso muito estudo e dedicação. Se você procura ampliar seu conhecimento e melhorar a sua carreira de fotógrafo então essas dicas do fotógrafo Everton Rosa são para você.

1) Inovando seu conhecimento

Nada se cria tudo se transforma. Pode anotar essa frase na sua mão para ler todos os dias e comprovar o quanto isso é verdade. Por isso, nada melhor do que estar sempre se atualizando e buscando referências. Dessa forma a sua criatividade vai estar mais aguçada na hora de desenvolver algo novo para o seu cliente. Este item é de extrema importância para as próximas dicas.

Foto: Drew Williams / Pexels

2) O seu estilo

Talvez essa seja uma das coisas que você mais tenha ouvido por aí, mas isso é ainda um problema real na fotografia. O estilo próprio dentro da imagem pode ser algo complicado, e podemos facilmente relacioná-lo com o item anterior: referência. Everton explica que “aplicar um efeito qualquer às imagens com o intuito único de mudar o estilo não é o ideal”, ou seja, a criação vai além da edição na imagem.

É preciso fugir do modismo e ressignificá-lo. “Não dá pra ir levando os casamentos ao sabor de modismos, clicando pra de um jeito, pra de outro, como se isso fosse criativo ou inovador”  explica o fotógrafo.

Foto: Jhonis Martins / Pexels

3) Estude a história da fotografia

“É quase a obrigação de um profissional que busca desenvolver um trabalho diferenciado  conhecer a obra dos nomes mais expressivos dessa arte, elegendo aqueles que mais dialogam com a sua própria produção” 

Para o fotógrafo saber sobre a história da fotografia é um meio de ampliar o conhecimento, além de desenvolver a compreensão sobre a arte com a qual trabalha. Isso irá trazer mais referências, e não estamos falando apenas de fotógrafos que atuam na sua área, você pode usar como referência um grande retratista ou fotojornalistas que amam trabalhar a luz.

4) O seu comportamento

Postura, roupas certas para a ocasião e educação são coisas básicas que um fotógrafo precisa desenvolver, afinal você trabalha com público e é a sua imagem que está sendo transmitida. Para Everton o trabalho final é a cereja do bolo nessas ocasiões, ou seja, o modo como você entrega seu trabalho diz muito sobre você.

5) Saiba vender o seu produto

Após uma boa apresentação pessoal é preciso saber vender o seu produto, portanto é necessário estimular aquele espírito empreendedor. “De nada adianta ter grandes sacadas criativas se o cliente não comprar a ideia.”

Ficou curioso para saber mais? Confira o livro Criatividade na fotografia de casamento de Everton Rosa.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário