Dicas de Fotografia

4 dicas para ensaios com crianças

Foto: Matheus Bertelli / Pexels
Livros de fotografia

A fotografia conta com alguns desafios e um deles é a condução do modelo durante o ensaio. Mas há um tipo de ensaio que assusta muita gente, os que envolvem crianças. As vezes é realmente difícil lidar com os pequenos no estúdio mas essas dicas podem te ajudar. 

1) Conforto

Por mais que as crianças que você fotografe estejam “acostumadas” com o dia a dia no estúdio há sempre uma situação que pode tirá-las da concentração. E quando se trata de crianças que realizam poucos trabalhos fotográficos então o desafio pode ser ainda maior. Mas o que você precisa para lidar com essa situação é simples, entre no jogo e as deixe confortáveis. Não seja o adulto chato que impõe regras e dá broncas, seja amigo, converse, brinque, sente no chão e fique na altura delas, mostre que você entende e está lá para ajudar sempre que ela precisar. Como se você fosse um ponto de foco e segurança. 

2) Não force a barra

Esse tópico é claro e objetivo, não force a barra na hora de fotografar, seja gentil e delicado, peça por uma pose e espera ela retribuir, caso você identifique que algo está errado faça uma pausa. As poses e sorrisos espontâneos com certeza vão valer mais do que um monte de clique para apresentar ao seu cliente.

Foot: Mohamed Abdelgaffar / Pexels

3) O cenário

Aqui vamos tratar de dois pontos. Caso a fotografia seja para documentação familiar foque em um cenário simples, porque o que importa na fotografia é a criança, mas tudo depende da proposta de trabalho, se o seu foco for centralizar a criança em um cenário legal então certifique-se de que ele realmente irá entretê-la. 

4) O tipo de fotógrafo que você é

Não sabe lidar com crianças no estúdio, fica nervoso, não tem paciência? Então não fotografe crianças, não torne um momento mágico e inspirador em uma péssima lembrança para ela. Identifique dentro de você o que você realmente tem vocação e foque nisso.

Foto: Kelvin octa / Pexels

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário