Dicas de Fotografia

4 dicas para aproveitar ao máximo a luz de fundo na fotografia de paisagens

Foto: Adam Gibbs

Existem muitas formas diferentes de aproveitar a iluminação para capturar belas fotos da paisagem. Mas para o fotógrafo Adam Gibbs, a luz de fundo é uma das favoritas. Neste vídeo, ele explica porque usar a luz de fundo na fotografia de paisagens e como tirar o melhor proveito.

Porque luz de fundo?

De um modo geral, a luz de fundo ajuda a separar o assunto principal do fundo. O mesmo vale para fotos de paisagem: se o assunto estiver iluminado por trás, ele terá uma boa separação de fundo. Outra coisa é que a luz de fundo dá aos seus assuntos um brilho agradável, o que faz sobressair nas fotos.

Veja abaixo um exemplo de Adam:

Foto: Adam Gibbs

Na foto acima, a luz é suave porque há neblina, mas também há luz solar direta. Como a árvore é musgosa, a luz cria um “halo” ao redor dela. Isso, combinado com o nevoeiro, criando uma grande separação do plano de fundo.

Evitando reflexos na lente

Embora a luz de fundo possa parecer incrível em fotos de paisagens, o reflexo na lente pode ser um problema. Adam dá algumas soluções para ajudar a minimizar ou evitá-lo completamente:

  1. Use um para-sol: ajudará a reduzir a luz do sol atingindo o elemento frontal.
  2. Limpe sua lente: se você tiver alguma sujeira ou gotículas de água na lente, certifique-se de limpá-la completamente. Caso contrário, elas ficarão bem visíveis na sua foto, e é melhor gastar alguns segundos limpando a lente do que as horas de limpeza das fotos no Photoshop.
  3. Retire o filtro UV: o filtro UV aumenta as chances de ocorrência de reflexo de lente, por isso é melhor tirá-lo ao fotografar paisagens com iluminação de fundo. E se você estiver usando filtros, use os de alta qualidade.
  4. Sombreie sua lente: use sua mão ou um pedaço de papelão para evitar que o sol crie reflexos. Olhe pelo visor, mova sua mão ou o papelão e veja quando a chama desaparece.

Se você deseja incluir o sol em sua imagem, é difícil evitar o reflexo de lente e os raios solares visíveis. Então, você pode tirar várias imagens: com e sem bloquear o sol com a mão. Mais tarde, você pode combiná-las no Photoshop.

Foto: Adam Gibbs

Fonte: DIYPhotography


Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!