Dicas de Fotografia Fotografia de viagem

4 dicas de como trabalhar a cor na fotografia de viagem

congresso de fotografia

Fotografar viagens é uma paixão para muitos fotógrafos, mas há muitos truques que podem ajudar a melhorar essa documentação. Cada cidade, cada paisagem são únicas e contém suas singularidades. As cores fazem parte dessa unidade e transformam cada fotografia e lembrança. Nessa matéria vamos apresentar quatro dicas sobre cores na fotografia de viagem e como você pode usá-las a seu favor.

1) Uso das cores

Geralmente o fotógrafo busca incluir uma pessoa no contexto fotografado ou captar aquele espaço em que se encontra, criando uma memória. Na questão de existir uma pessoa na fotografia e para melhor explorar a sua presença é interessante criar um contraste com a paisagem fazendo o uso de cores.

No caso o uso das cores estaria presente na roupa da pessoa fotografada. As cores primárias como azul, vermelho e amarelo podem ser uma boa saída para destacar a pessoa na fotografia e criar uma boa comunicação com um fundo nas paisagens mais opacas que contenham muitas pedras, cachoeira ou naqueles dias cinzentos.

2) Pesquisar sobre o local

É sempre válido pesquisar os locais para onde vamos viajar e imaginar quais cores combinam com aquele ambiente. Assim você pode preparar a sua mala com roupas que possam combinar com certas paisagens.

As roupas com muita estampa podem destoar de algumas paisagens, pensar em peças neutras pode ser uma boa saída na hora de montar a mala, são peças chave que podem ser usadas em qualquer situação.

3) Golden Hour

Já falamos muito sobre a Golden Hour, aquele momento do dia em que a luz parece mágica, fica mais amarelada e é perfeita para fotografar. É o caso da luz quando nasce e se põe o sol. Portanto, fotografar nessas horas com certeza pode ser uma ótima saída para as fotografias de viagem. Nem sempre há essa possibilidade, mas caso seja possível adaptar o roteiro e se organizar tente reservar esses dois momentos.

4) O poder das cores

Conhecer um pouco sobre o poder de cada cor é importante para a fotografia e não apenas a de viagem. Cada cor emana uma emoção e sentimento, saber suas funções vai te ajudar no processo de criação da fotografia. Vamos para alguns exemplos básicos:

Azul: confiança, verdade, serenidade, intelectualidade.

Amarelo: conforto, iluminação, esperança, euforia.

Vermelho: amor, paixão, intensidade.

Verde: bem-estar, tranquilidade, segurança, equilíbrio.

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário















error: Content is protected !!