Dicas de Fotografia Fotografia Analógica

3 maneiras de obter uma boa exposição do filme fotográfico com e sem fotômetro

Embora os fotômetros em câmeras fotográficas digitais tenham percorrido um longo caminho e se tornado extremamente avançados, a medição com filme muitas vezes não é tão simples. Com o digital, mesmo que o fotômetro da câmera não seja tão bom, é possível ver os resultados no histograma para saber se eles estão certos e ajustar de acordo. Mas para quem usa filme, é necessário ter um pouco mais de certeza.

Neste vídeo do canal The Slanted Lens, o fotógrafo Jay P. Morgan mostra 3 maneiras de medir a exposição do filme fotográfico. Especificamente, Kodak Portra 400, Fuji 400H e Portra 800.

Regra Sunny 16

Muitos fotógrafos ainda usam frequentemente a regra Sunny 16 com o digital. Mesmo que não ofereça uma exposição perfeita sempre, é um bom ponto de partida. Com o filme, é um método bastante confiável de obter uma boa exposição à luz solar intensa. O método existe há décadas e era muito comum antes das câmeras começarem a ter fotômetros embutidos.

Essencialmente, você ajusta sua abertura para f/16 e seu tempo de exposição será equivalente ao seu ISO. Então, se você está fotografando com o Ilford FP4+ em ISO 125, sua exposição será de 1/125. Se você estiver fotografando com o Portra 800, você usará 1/800. É uma diretriz fácil de se adaptar também, dependendo das condições externas em que você está fotografando:

Embora seja necessária alguma experiência para descobrir as diferenças entre “nublado”, “mais nublado” e “muito nublado”, é sempre melhor exagerar com filme negativo para estar seguro se você não tiver certeza. É fácil recuperar os detalhes mais claros se você precisar imprimir ou digitalizar.

Câmera DSLR ou mirrorless

Pode parecer óbvio, mas se você sabe que sua câmera DSLR ou mirrorless pode lhe oferecer uma boa exposição, então por que não usá-la para determinar as configurações necessárias e depois ajustar sua câmera de filme?

  1. Defina o ISO da sua câmera para metade do seu filme (se você está fotografando com filme ISO 400, defina sua DSLR ou mirrorless para ISO 200);
  2. Defina a abertura para a profundidade de campo que você deseja;
  3. Encontre a velocidade do obturador que lhe dá uma exposição correta e tire uma foto;
  4. Ajuste essa combinação de abertura e velocidade do obturador à sua câmera de filme.

As câmeras digitais tendem a ser um pouco “mais brilhantes” do que o filme. ISO 400 em uma DSLR não necessariamente lhe dará a mesma exposição que ISO 400 em um filme, especialmente quando se trata de manter os detalhes das áreas com sombra. Deixar cair o ISO da câmera digital abaixo de 200 superexponha a foto em um ponto de luz ao fotografar essas configurações no filme.

Medidor de luz incidente

Os fotômetros de mão medem luz incidente e funcionam de maneira diferente dos fotômetros reflexivos que funcionam dentro das câmeras. Medidores reflexivos olham para o valor de brilho de qualquer superfície para a qual são apontados. Aponte para um vestido de casamento branco ou neve e ele tentará expor a foto para torná-la 18% cinza, subexpondo a foto inteira. Apontar para um smoking preto ou em uma área escura e sombria e ele também tentará expô-lo para iluminar até 18% de cinza, superexpondo a foto.

Um fotômetros de mão ignora completamente o assunto e simplesmente olha para a própria fonte de luz. Determina o quanto é brilhante e quais configurações devem oferecer uma boa exposição. E se você estiver usando o flash, um medidor de incidentes de mão é a maneira mais confiável de obter uma boa exposição.

Foto: Jay P. Morgan

Assine nossa newsletter e fique informado :)

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto

Cid Costa Neto é redator do iPhoto Channel. Natural de Belo Horizonte, é bacharel em Artes Plásticas com habilitação em Fotografia e pós-graduando em Jornalismo Digital. Atua como Fotógrafo, Professor e Programador Visual.

Adicione um comentário

Clique aqui para comentar

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Receba as novidades por e-mail












error: Content is protected !!