3 formas de aprender mais rápido fotografia

Não é tão fácil ser um fotógrafo quanto pode parecer. Uma das primeiras coisas que assombra um iniciante é a habilidade de mudar rápido as configurações quando se troca de cena e iluminação. Por mais que fabricantes de câmera tentem facilitar o lado do fotógrafo, a verdade é que fotografia é uma arte que leva algum tempo para se dominar.

Não só dominar a própria câmera com a qual trabalhamos, mas todas as regras (e a forma de quebrar regras) da fotografia. Aqui vão três dicas do fotógrafo Rick Berk para que você mantenha seu aprendizado simples, tornando-o mais rápido:

  1. Concentre-se em um assunto de cada vez

Se você planeja fotografar paisagens, animais selvagens e/ou retratos, concentre-se em um tema por vez. É fácil se distrair com outros assuntos que podem surgir. Um animal surgir na hora de fotografar paisagem ou uma linda paisagem quando você  se preparou para fotografar animais. Essas oportunidades podem aparecer como ouro, mas se você já está configurado para fazer uma fotografia de paisagem em ISO 100, abertura f/16 e velocidade do obturador 1/20, mudar rapidamente as definições para fotografar um pássaro em pleno voo pode não ser um processo fácil. Isso pode acabar frustrado você e gerando fotos que não chegam a atender suas expectativas, ou pior, não ficam nem um pouco boas.

Foto: Rick Berk
Foto: Rick Berk

A imagem da cachoeira (abaixo) e da garça (acima) foram feitas no mesmo local. No entanto, na foto da cachoeira Rick Berk precisou usar um filtro de densidade neutra para abrandar a exposição. “De forma alguma eu teria sido capaz de remover o filtro e estar pronto para fotografar a garça, mesmo que ambas fotografias fossem capturadas com a mesma lente”, diz Rick. Nesse caso, são muitas modificações em pouco tempo. Seria necessária a velocidade do obturador mais rápida para capturar o voo da garça e também usar autofoco contínuo para capturar o voo, enquanto o fotógrafo utilizava foco único para registrar a paisagem.

Foto: Rick Berk
Foto: Rick Berk
  1. Use apenas uma lente

Na época do curso de fotografia, Rick Berk conta que seu professor insistia para que cada aluno usasse apenas uma lente de 50mm. “Eu não entendia por que no momento, mas eu entendo agora. É importante compreender como as suas lentes se comportam para que você saiba qual é a lente correta para o trabalho”, diz Berk. Como fotógrafo, é fácil se tornar colecionador de lentes. Mas antes de começar uma coleção é importante reconhecer o que cada lente pode fazer por você. E, para realmente entender isso, você tem que usar cada lente exaustivamente.

iphoto-3-formas-de-aprender-fotografia-mais-rapido (3)

  1. Não se encha de acessórios

Uma das características da fotografia digital e tecnologia de hoje é o alto número de novas ferramentas legais e disponíveis para ajudar na fotografia. É ótimo ser capaz de se conectar a uma câmera a partir de seu smartphone, ou de fazer coisas como time-lapse e longas exposições. Mas estes acessórios são mais uma coisa que pode dar errado, ou algo para distraí-lo e levá-lo para longe do ato de realmente fazer fotos.

iphoto-3-formas-de-aprender-fotografia-mais-rapido (5)

Quando aprendemos fotografia, é importante nos concentrarmos naqueles conceitos básicos (abertura, velocidade do obturador e ISO) e entender como eles afetam suas imagens. Se você não tem certeza de como conseguir uma exposição adequada, adie a compra de um novo acessório legal, leia um pouco mais sobre u assunto e dedique-se à sua câmera. Realmente aprenda todos os truques que ela é capaz de fazer sozinha e os acessórios terão menos graça do que antes.

Fonte: DPS

Artigos relacionados