Câmeras, lentes e iluminação Dicas de Fotografia

3 dicas para você nunca mais perder a tampa da sua lente

As tampas das lentes estão para os fotógrafos da mesma forma que as palhetas estão para os guitarristas: sempre perdidas. Quem nunca sentiu aquela dorzinha no coração quando não consegue achar a bendita da tampa? É um alivio quando a gente encontra, mas uma chateação quando perde pra sempre.

Existe a possibilidade de colocar uma cordinha que é amarrada à câmera, mas cada lente tem uma tampa diferente – e uma tampa de lente pendurada ali todo o tempo é irritante. O canal The Look Film trouxe outras 3 dicas para ajudar a tornar as tampas de lente mais visíveis (ok, mas ninguém garante que vai ficar bonito), organizadas e fáceis de armazenar.

  1. Pintar a tampa

Pintar de uma cor como laranja brilhante dá a certeza de que você vai vê-la de longe. É preciso apenas tomar cuidado para não pintar os vãos por onde a tampa se move para encaixe, senão ficará tudo grudando (e pode não mover mais). Veja no vídeo abaixo.

iphoto-nunca-mais-perder-a-tampa-da-lente-1

  1. Colocar etiquetas

Com pequenas etiquetas em cada tampa, você saberá rapidamente de qual lente é aquela tampa, sem precisar ficar testando (e errando, podendo arranhar a lente) qual encaixa.

iphoto-nunca-mais-perder-a-tampa-da-lente-3

  1. Usar velcro

O velcro é uma ótima forma de não perder a tampa da lente. Com um pedacinho de velcro você consegue grudar a tampa na sua mochila (ou mesmo na sua roupa, se for um momento de muita pressa). Falamos lá em cima de guitarristas: é assim que eles mantêm seus pedais de efeitos presos na base, usam velcro embaixo dos pedais.

São soluções práticas e super efetivas para você nunca mais perder as tampinhas e, de quebra, deixá-las organizadas. O que achou? Você tem outras soluções para este problema? Comente aqui.

Sobre o autor

Ruca Souza

Ruca Souza

Ruca Souza é jornalista e fez parte do iPhoto Channel de 2015 à 2018.

1 comentário

Clique aqui para postar um comentário

  • Boa ideia !! Conheço gente bamba de foto mas, se desmontar a tampa, não monta nunca mais e ao pintar, vai sujar todo o aptº e tomar aquela bronca da patroa. Mas, com todos os riscos, a ideia é boa…