Criatividade Dicas de Fotografia

3 dicas para reviver a inspiração na fotografia

Livro de fotografia

Você não pode cansar de ouvir que a criatividade é o que move a fotografia. Muitos profissionais fazem uso dessa arte como seu trabalho e sustento, e outros utilizam a fotografia como um meio de expressão. Mas os dois possuem algo em comum.

Para que você atinja bons níveis dentro do processo fotográfico é preciso muito estudo, e para isso preparamos algumas dicas que podem te ajudar.

Foto: Yuri Manei

1) Caminhe do outro lado da rua

Para fotografar é preciso muita curiosidade. E nada melhor do que dar uma boa caminhada pela rua com a sua câmera na mão buscando novidades. Repare como você faz os mesmos caminhos todos os dias e como as ruas já deixaram de te surpreender, por exemplo, quando você volta do trabalho e entra na sua rua para casa, e existe muita coisa legal ali. Para instigar ainda mais a sua criatividade busque caminhar do outro lado da rua, e veja como o mundo pode ser diferente deste ângulo.

Foto: Lisa Fotios

2) Saia da zona de conforto fotográfico

Quando você sentir cansado, como todas as ideias tivessem se esgotado, e você se encontra em num grande looping de criação. Busque sair do campo de conforto. Assistir a filmes que você não está acostumado, leia livros que você jamais leria, ou até mesmo visite algum lugar que nunca foi a sua prioridade. Essas pequenas atitudes podem fazer com que a sua criatividade desperte novamente. Isso porque você estará fora da sua zona de conforto procurando entender tudo que é o redor.

Foto: Josh Hild

3) Fotografe que você não gosta

Isso mesmo, talvez fotografar coisas que você não goste pode ser a maneira de buscar compreender novas técnicas fotográficas. Assim como o exemplo acima da busca pela criatividade, faça o mesmo com fotografia. Caso você não goste fotografia de rua sair algum dia por pelo uma hora para captar algumas imagens, e percebo com difícil isso pode ser pra você ir porque isso é difícil.

Sair da zona de conforto é uma das melhores estratégias que pessoas que trabalham por atividade pode encontrar para desenvolver novos meios de processos. Mas além disso você estará explorando um campo que você jamais permitiria, por inúmeros motivos. 

Sobre o autor

Eliza Doré

Eliza Doré

Jornalista do iPhoto Channel é formada pela Univali em Comunicação social com ênfase em jornalismo e pós-graduada em Gestão Cultural, estudou fotografia documental em Buenos Aires.

Adicionar um comentário

Clique aqui para postar um comentário