3 dicas para montar poses

Dirigir pessoas que não são modelos profissionais em um ensaio fotográfico, sem qualquer elemento de interação, pode ser um verdadeiro desafio. Em artigo para o site Fstoppers, o fotógrafo Tim Behuniak apresenta 3 dicas sobre como posar seu modelo.

“Fotografar um modelo, especialmente um que é experiente, pode realmente ser muito mais fácil do que fotografar várias pessoas ou um casal. Usando elementos externos ou o corpo do modelo, você pode adicionar interesse às suas imagens.”

1. Suje o quadro

“Esta é uma técnica clássica usada em quase todos os tipos de fotografia. Mas ao fotografar um modelo solo, pode ser realmente vantajoso para você. Sujar o quadro adiciona um interesse único em primeiro plano pode criar um novo elemento na imagem que leva o olho do espectador em direção ao assunto principal (o modelo). Para esta fotografia, eu fotografei através de um arbusto próximo para sujar meu quadro e disse à modelo para olhar diretamente para a lente para tornar a experiência de visualização mais íntima. Eu também disse a ela para ficar no nível dos olhos comigo, então eu não estava disparando para cima ou para baixo dela, o que teria dado à imagem um clima muito diferente.”

Foto: Tim Behuniak

2. Use água

“Como sujar o quadro, a utilização de água pode adicionar mais interesse aos seus retratos. A água pode criar belos reflexos que você pode usar a seu favor como fotógrafo. Para esta imagem, pedir para a modelo entrar na água até o peito para manter o foco no rosto. Eu também disse a ela para cruzar um braço e colocar uma mão na aba do chapéu. Eu acho que o reflexo da água fez esta fotografia mais forte e adicionou um espaço negativo útil com uma cor agradável ao redor da modelo.”

Foto: Tim Behuniak

3. Coloque o braço no ombro

“Este é um truque simples, mas eficaz, ao fotografar modelos solo. Eu pedi para a modelo colocar o braço direito no ombro esquerdo para adicionar à composição. Seu braço cria uma linha diagonal que atrai o olhar do espectador em direção ao rosto do modelo. Se ela mantivesse os dois braços ao seu lado, acredito que haveria elementos menos interessantes na fotografia.”

Foto: Tim Behuniak

Artigos relacionados