Dicas de Fotografia

15 dicas para fotografar em casa

O fotógrafo da família Mat Coker compartilhou no site Digital Photography School 15 dicas muito boas para fotografar em casa e documentar sua família, filhos e cotidiano de forma mais criativa. Porém, as dicas são perfeitas também para você fotografar a casa de um cliente, ok? Segundo Mat “documentar a vida em casa e capturar momentos em família é o que inspirou muitos de nós a pegar uma câmera. Mas, ao pegar uma câmera, descobrimos o quão difícil é capturar esses momentos.”

Comunidade criativa
Foto: Mat Coker

A melhor parte é que essas dicas funcionam tanto para você fotografar usando uma DSLR ou Smartphone / Celular. Então, vamos as dicas:

1. Distinguir entre dois tipos principais de momentos

Existem dois tipos de momentos; posados e espontâneos.

Com momentos posados, você está no controle dos detalhes. Você decide exatamente o que ou quem está na sua foto, como eles estão posicionados e como tudo está interagindo juntos.

Quando se trata de documentar a vida doméstica, a maioria de nós prefere momentos espontâneos, que acontecem naturalmente. Por definição, você não pode forçar esses momentos, apenas vê um grande momento que ocorre espontaneamente e deseja capturá-lo. Obviamente, você pode arruinar facilmente os momentos naturais intervindo e interrompendo-os.

Mas momentos sinceros têm um problema especial, você não os vê chegando até que seja tarde demais!

15 dicas para documentar a vida em casa
Aprenda a identificar momentos antes que eles aconteçam, que ângulos fazem com que suas fotos tenham a melhor aparência e como congelar ações sob pouca luz interna.
ISO 6400 f3,8 1/200 seg

2. Aprenda a ver o futuro

Você poderá capturar melhores momentos quando desenvolver a habilidade técnica de ver o futuro. Não se preocupe, não é tão impossível quanto você pensa.

A chave para ver o futuro é identificar padrões. Quando você vê um padrão se repetindo, pode prever com segurança o que virá a seguir. Procure padrões ao documentar a vida em casa e estará pronto para capturar o momento antes que aconteça.

Documentando o momento sincero da vida doméstica
Meu filho passa alguns minutos todos os dias profundamente envolvido em livros ilustrados. Contanto que eu não o deixe ver a câmera, posso tirar algumas fotos. Eu usei seus pés e o livro como uma moldura em torno de seu rosto. Esta imagem foi retroiluminada usando uma janela. ISO 1600 f / 4,7 1/400 seg

3. Pegue sua câmera e procure momentos

Você sabe que quando as coisas ficam estranhamente quietas, algo interessante está acontecendo. Então pegue sua câmera e veja o que seus filhos estão fazendo. Se você não levar sua câmera com você, quando encontrá-la, o momento terá passado. Será muito tarde. Quando a casa estiver silenciosa, pegue sua câmera e vá procurar.

Momentos sinceros
Eu o descobri dormindo, e era o momento perfeito para fotografar seus cachos antes de seu primeiro corte de cabelo. ISO 1600 f / 2.0 1/10 s

4. Inclua uma ação ou emoção

Uma chave para capturar melhores momentos enquanto documenta a vida em casa é garantir que eles incluam ação ou emoção. Novamente, se tudo der errado, a ação ou o elemento emocional tornarão sua foto mais forte.

ação de captura
Tanto a pipa quanto a garota estão em ação. ISO 200 f / 2,8 1/500 s
15 dicas para documentar a vida em casa
A emoção muda completamente esse retrato!
Uma janela foi usada para iluminar esse retrato e criar luzes nos olhos dele.

Composição

À medida que você aprimora sua habilidade de capturar momentos, também pode começar a compor fotos melhores.

Comece com ângulos. Eles são uma das melhores ferramentas de composição porque alteram completamente a aparência e a aparência da sua foto. Veja os exemplos abaixo:

5. Visão de olho do inseto

Esse ângulo é extremamente dramático. Fique muito baixo, olhe para cima e veja as coisas se elevarem acima de você. Quando você tira todas as suas fotos do mesmo ângulo, elas são entediantes de se ver. Portanto, faça de 1 em cada 10 uma visão panorâmica.

Foto de vista de olho de inseto
Tirada com um iPhone antigo. ISO 320 f / 2,8 1/20 s

6. ângulo baixo

Ângulos baixos elevam suas fotos a um novo nível adicionando drama à sua foto. Use-o para fotografar momentos de ação, como a criança pulando na cama, por exemplo.

foto de baixo ângulo
Tomado durante uma tempestade de vento. ISO 2000 f / 2.8 1/200 seg

7. Frente a frente

Esse ângulo coloca você de olho no seu assunto e torna sua foto mais cativante. Esse ângulo funciona especialmente bem quando combinado com momentos emocionais.  

15 dicas para documentar a vida em casa

8. ângulo alto

Ângulos altos são ótimos para capturar a fofura de crianças pequenas. Em parte porque um ângulo mais alto pode fazer as pessoas parecerem um pouco menores. É um ângulo amigável.

foto de alto ângulo
ISO 250 f2.8 1/160 seg

9. Vista aérea

Nosso último ângulo é a visão panorâmica. Você chega lá em cima e olha direto para baixo. Você não precisa estar no alto para esse ângulo, apenas acima do assunto.

ângulo de foto de vista aérea
ISO 50 f2.4 1/20 s

10. Evite fundos com restrições

Um fundo confuso enfraquecerá sua foto. Existem duas maneiras de lidar com um plano de fundo confuso na sua foto. O primeiro é mudar um pouco o seu ângulo para evitar elementos de distração. O segundo é realmente limpar sua casa. Claro, talvez um fundo bagunçado faça parte da documentação da vida em casa!

15 dicas para documentar a vida em casa

Usar quadros

Procure objetos que enquadrem o assunto de uma maneira interessante. Tente fotografar através de rachaduras nas portas ou caixilhos das janelas.

documentando o enquadramento da vida doméstica
Esta foto é simétrica, com a porta ao fundo emoldurando-a. A expressão engraçada no rosto dela quebra a ordem desta foto. ISO 800 f / 2,8 1/250 seg

12. Use a luz natural da janela

As janelas são uma excelente fonte de luz natural . Você pode usá-los para retratos, silhuetas e apenas uma boa iluminação. Tente capturar momentos perto de uma janela.

15 dicas para documentar a vida em casa
É a luz da janela que contribui para o contraste e a profundidade desta foto.

13. Preste atenção na direção da luz

Considere de que direção a luz está vindo. A luz frontal e a luz lateral são ótimas para retratos, a luz de fundo (backlight) é ótima para fotos mais dramáticas.

15 dicas para documentar a vida em casa
A luz lateral desliza pelo rosto e destaca a textura do sofá.
15 dicas para documentar a vida em casa
A luz de fundo nesta foto cria uma silhueta dramática.

Pense em todos esses elementos como uma pilha. Alguns desses elementos melhorarão suas fotos, mas quanto mais esses elementos forem empilhados, mais forte sua foto se tornará. Você não precisa ser um especialista em luz, momento e composição. Você só precisa dar pequenos passos em cada um desses elementos, e o poder é quando você combina esses pequenos passos.

Configurações da câmera para pouca luz

Um dos maiores problemas que você encontrará em ambientes fechados é a iluminação fraca. A iluminação fraca pode deixar suas fotos escuras ou borradas devido ao movimento .

14. Abra cortinas e persianas

Se for de dia, abra as cortinas e persianas.

15. Ajude sua câmera a ver no escuro

  • Tente aumentar seu ISO para 1600, 3200 ou 6400.
  • Abra toda a abertura (procure um número menor como f / 1.8) para deixar mais luz.
  • Considere comprar uma lente principal de 35 mm ou 50 mm com uma abertura de f / 1.8.
  • As lentes zoom geralmente têm aberturas menores e não deixam entrar muita luz.

Essas configurações ajudarão sua câmera a deixar entrar mais luz e a ter uma velocidade mais rápida do obturador, para que suas fotos tenham menos probabilidade de ficar tremidas. 

15 dicas para documentar a vida em casa
Você precisará manter-se muito estável com uma velocidade do obturador tão lenta. ISO 5000 f / 2.0 1/15 s

Lista de verificação para fotografar e documentar a vida em casa

Lembre-se de que você não precisa se tornar um especialista em todas essas áreas. À medida que você empilha esses elementos, um pequeno aprimoramento em cada uma dessas áreas fornece fotos muito melhores. Um pouco de emoção, do ângulo certo, com alguma luz interessante, pode produzir uma obra de arte.

Configurações para ajudar com pouca luz

  • ISO 1600, 3200, 6400
  • Abertura f1.8

Momentos

  • Veja momentos antes que eles aconteçam identificando padrões
  • Inclua emoção ou ação

Composição

  • Ângulos
  • fundo
  • Molduras

Leve

  • Use janelas
  • Direção da luz

Sinta-se livre para adicionar suas idéias sobre como documentar a vida em casa ou compartilhar suas imagens nos comentários abaixo !

15 dicas para documentar a vida em casa