Dicas de Fotografia

10 sinais de que você está levando a fotografia MUITO a sério

Foto: Divulgação/Bokeh

Ao longo da carreira de fotografia, é fácil acabar se atolando com as regras, compromissos, necessidade de equipamentos, etc, e se tornar um fotógrafo mais teimoso, cínico, crítico demais. É preciso respirar profundamente às vezes, fazer uma pausa e notar pra onde sua mente está levando você. Há momentos em que pode ser necessário dar um passo atrás em respeito a si mesmo e também aos outros. Vamos lá:

  1. Você esqueceu que o conhecimento leva tempo

Devido ao anonimato da internet, a sua crítica construtiva não é mais tão construtiva. Um fotógrafo iniciante recebe as piores palavras de você. É importante lembrar que estamos todos em diferentes estágios de nossa jornada.

“Não há nada de nobre em ser superior a seu companheiro; verdadeira nobreza está em ser superior ao seu eu anterior” (Ernest Hemingway)

Foto: Divulgação/Bokeh
Foto: Divulgação/Bokeh
  1. Você julga a iluminação, a composição e a pose das fotos de sua família e amigos

Fotografia pode ser sua paixão, enquanto outros podem apenas gostar de compartilhar fotos de seus entes queridos. Iluminação ruim, desfoque, um dedo cobrindo o canto da foto e um assunto centralmente posicionado pouco importa para eles em comparação com a captura de um momento.

“Não há regras para boas fotografias, existem apenas boas fotografias” (Ansel Adams)

Foto: Divulgação/Bokeh
Foto: Divulgação/Bokeh
  1. Você se magoa com facilidade se alguém fala sobre o seu modelo de câmera

Embora você não tenha o modelo mais recente de câmera da Sony/Canon/Nikon, você tem uma defesa agressiva preparada para qualquer um que questione o seu equipamento. Lembre-se, você não tem que se explicar, apesar de que educar os outros sobre os méritos de sua câmera é boa grande maneira de apoiar a comunidade.

Foto: Divulgação/Bokeh
Foto: Divulgação/Bokeh
  1. Você acredita nas campanhas publicitárias

Você tem o modelo mais recente de câmera da Sony/Canon/Nikon, porque elas tem mais megapixels. Se você está mudando as câmeras porque você precisa do mais novo modelo para fazer ótimas fotos em vez de porque você realmente precisa de um upgrade, tem algo de estranho aí.

Is our editor Ian wearing a high visibility jacket? #nikon #nikond500 #d500

Uma foto publicada por DigitalRev ® (@digitalrev) em

  1. Você leva TODOS os seus equipamentos com você, o tempo todo, por motivo de “se acaso tiver que usar”

Se a bolsa da sua câmera está longe da definição de portátil, entenda de uma vez por todas que você nunca vai capturar cada foto perfeitamente e que isso é bom. Saia mais leve.

Foto: Divulgação/Bokeh
Foto: Divulgação/Bokeh
  1. Ao viajar, você valoriza a segurança da sua câmara acima da sua própria

A menos que você estiver viajando em missão para NatGeo, ou planeja criar uma série de fotos premiada, considere que a ansiedade que você sente sobre voar com seu equipamento profissional pode ser reduzida por férias com uma câmera mais barata, apenas para aproveitar a experiência.

Is our editor Ian wearing a high visibility jacket? #nikon #nikond500 #d500

Uma foto publicada por DigitalRev ® (@digitalrev) em

  1. Você nunca sai de sua zona de conforto

Embora seja super importante especializar-se, especialmente quando você pretende fazer sua vida a partir da fotografia, tentar coisas novas é o que nos torna criativos. Se sua especialidade é fotografia de paisagem, por exemplo, você bem poderia testar fazer fotos macro ou retratos. Você não saberá como será ao menos que você tente. Não estrague tudo com expectativas. Apenas fotografe.

“A zona de conforto é um lugar bonito, mas nada nunca cresce lá” (Desconhecido)

Foto: Pattrick Müller/Flickr.
Foto: Pattrick Müller/Flickr.
  1. Você insiste em fazer as coisas da maneira mais difícil

Não perca grandes fotos porque é “modo manual ou nada”. É importante você descobrir exatamente como funciona a sua câmera, mas você não vai morrer se usar o modo automático de vez em quando.

Foto: José Miguel Rosas/Flickr
Foto: José Miguel Rosas/Flickr
  1. Você se coloca em perigo para fazer “A” foto

Todos os dias, fotojornalistas de todo o mundo colocam suas vidas em risco para documentar a injustiça que estão vendo. Se, no entanto, você não é um fotojornalista, você não precisa agir como uma pessoa perigosa ou um vigilante para obter tiros convincentes.

“Enquanto eu tiver uma câmera na minha mão, eu não conheço o medo.” (Alfred Eisenstaedt)

  1. Você vê o mundo através de seu visor

Estamos vivendo em um momento em que as câmeras são acessíveis e fotografias e vídeos podem ser feitos e vistos por muitos. Dito isto, às vezes você precisa colocar a câmera para longe e ser uma parte do que você está vendo.

iphoto-10-dicas-levando-fotografia-a-serio (1)

Fonte: Bokeh