Dicas de fotografia do Vernaglia

O Photo Channel inaugura nesta semana coluna do fotógrafo paulistano Armando Vernaglia Jr., que publica periodicamente as Dicas do Vernaglia, série de artigos na qual aborda temas relevantes do universo da imagem e oferece informações a quem procura saber mais sobre fotografia, vídeo, cinefotografia e linguagem visual. Em sua primeira participação, o fotógrafo, professor e consultor de imagem fala sobre a abertura do diafragma (ou da íris) e sua relação com a profundidade de campo, a nitidez e a estética das imagens, sejam de vídeo ou fotografia. Vamos à dica:

Devemos sempre ter em mente que a técnica fotográfica é, junto com os equipamentos em si, parte de nossas ferramentas, e é o conjunto dessas ferramentas com nosso repertório, nossa cultura e nossa criatividade, que irá produzir algo que possamos chamar de arte.

A estética de nossas imagens é profundamente modificada com o uso da abertura. Aberturas amplas, como f/2.8 ou f/4, produzem resultados estéticos totalmente diversos de aberturas estreitas, como f/16 ou f/22. Sendo assim, relacionar a técnica com a estética é fundamental, e esse é o tema desta dica.

Existem dois aspectos importantes não tratados no vídeo abaixo, que deixo aqui no texto como uma recomendação para que pesquisem.

O primeiro são os aplicativos para smartphones que auxiliam no cálculo da área da profundidade de campo, “apps” como Cam Calc, Dof Calc, Dof Calculator, Dof Master e outros (uns gratuitos, outros pagos, em geral baratos), que são muito úteis em qualquer trabalho de fotografia ou vídeo. Se você não tem ainda um smartphone, esses aplicativos são um bom motivo para comprar um. Há versões online dessas calculadoras de profundidade de campo que podem ser uma opção, desde que você tenha acesso à internet onde estiver trabalhando.

O outro assunto importante não abordado no vídeo é o da distância hiperfocal, algo que facilita obter o máximo de proveito da área de profundidade de campo ao escolher a distância ideal para o ponto de foco. Sugiro que pesquisem o termo para mais informações. Os aplicativos de smartphone citados em geral têm também cálculo de distância hiperfocal.

 

Fotógrafo e diretor de fotografia, ARMANDO VERNAGLIA JR. vive em São Paulo, mas atua em todo o Brasil. Com mais de 16 anos de experiência na fotografia, é também professor de fotografia e cinema, consultor de imagem e palestrante.

.

Artigos relacionados