Por muitos anos eu brinquei com a ideia de recriar vários visuais de iluminação que muitos de nós podem conhecer e amar do mundo natural ao nosso redor. Claro, podemos comprar modificadores de iluminação sofisticados que servem a um propósito, mas às vezes sua aparência pode ser um pouco clínica e francamente chata. Sim, mais uma vez estou olhando diretamente para vocês, usuários de softbox. Acho que todos começamos de algum lugar 😉
Como eu mencionei, muitos modificadores de estúdio podem ser uma representação pálida de uma luz natural verdadeiramente bonita e nenhum modificador de estúdio realmente chega perto de recriá-la. Desde a luz solar forte e direta de uma praia musculosa de Los Angeles até a luz natural incrivelmente suave e difusa de um dia nublado de verão escocês, pode ser complicado replicar verdadeiramente esses looks de luz do dia em ambientes fechados.
Além dos clássicos de luz puramente dura e suave, porém, há uma infinidade de outros visuais e efeitos de iluminação natural que podemos tentar recriar e uma delas é a ‘cáustica’.
O que é a ‘luz cáustica’?
O termo cáustica é usado em óptica, pois descreve a aparência resultante da luz depois que ela passa por materiais especificamente moldados, transparentes e mais densos que o ar. Esses objetos transparentes são água e você provavelmente já viu o padrão de ondulação revelador no fundo de uma piscina ou mesmo através de um copo de água em uma mesa.
O olhar cáustico que eu estava mais interessado em recriar era aquele belo efeito de sombra que você vê no fundo de uma piscina quando o vento atinge a superfície. A exibição impressionante resultante de destaques dançantes é projetada no chão abaixo e é exatamente esse visual que sempre me fascinou.
Eu poderia recriar esses ‘caustics’ e seria capaz de fazê-lo sem o uso da luz solar?
Efeitos semelhantes…
Leitores de longa data saberão que eu brinquei com esse jogo de sombras ou ideia de luz ‘texturizada’ no passado. Eu brilhei com luz forte através de blocos de vidro e até refleti luz daqueles cobertores de emergência prateados. Ambas as configurações produziram ótimos resultados, mas certamente tiveram suas desvantagens. Se você estiver interessado, vou linkar os artigos anteriores abaixo para que você possa ver meus ‘funcionamentos’.
É claro que outros também tentaram recriar looks semelhantes e, embora muitos deles tivessem seus méritos, alguns eram simplesmente impraticáveis ou outros não eram particularmente lisonjeiros. Algumas configurações que eu vi até exigem que o sujeito se deite debaixo de uma grande bandeja de água ondulante! Sim, o efeito cáustico era certamente visível, mas ter o sujeito deitado o tempo todo não é o ideal e suspender uma banheira transparente de água sobre eles está longe de ser prático para a maioria de nós.
Junto com os exemplos mencionados acima, eu vi inúmeras outras iterações sobre a mesma ideia de usar cáusticos no estúdio, mas todas elas sofriam do mesmo problema; todos eles iluminaram seus assuntos de baixo!
Você vê, outros estavam usando um princípio semelhante de refletir a luz de uma folha de prata, mas eles tinham a folha abaixo do modelo. Isso significava que os assuntos agora estavam sendo iluminados pela luz vinda de baixo deles e isso nunca é uma boa aparência (fora do horror clássico dos anos 80).
A solução óbvia e um tanto simples que eu tive para evitar essa iluminação muito pouco lisonjeira foi simplesmente posicionar a folha de prata acima deles para então refletir a luz sobre eles. Isso resolveu a aparência desagradável sob a luz, mas eu não estava obtendo o efeito de iluminação cáustico dramático e muito distinto que eu procurava.
Uma solução surpreendentemente simples…
Acontece que, para obter a aparência que eu procurava, simplesmente tive que combinar algumas das minhas ideias antigas para encontrar a melhor solução. O efeito de iluminação cáustica na água é realmente bastante sutil e com isso quero dizer que o efeito é perdido no instante em que a superfície da água fica muito quebrada e áspera. Você só vê o fenômeno no fundo de uma piscina quando há uma brisa leve. Muito vento e o efeito é simplesmente perdido.
Eu já estava no caminho certo usando folhas de prata para criar um efeito manchado, mas para fazer isso, eu estava amassando demais minha folha de prata para obter o efeito cáustico adequado que eu procurava. A solução? Não amasse a folha de prata. Eu te disse que a solução era simples.
A configuração…
Muitos dos meus leitores mais jovens terão simplesmente saltado aqui para a ‘carne’ do artigo, e para você eu digo, ‘bem-vindo’. Para aqueles que leram diligentemente todo o caminho até aqui, agora você tem uma melhor compreensão de exatamente o que estamos tentando alcançar. Além disso, você terá aprendido com alguns dos meus erros anteriores que provavelmente agora vai querer evitar. -Eu quase posso ouvir a indecisão dos ‘capitães’ enquanto eles ponderam se os 18 segundos extras de leitura acima tornarão suas fotos finais melhores ou não.
Como sempre, vamos primeiro olhar para a configuração e depois explicarei exatamente o que está acontecendo e como você pode adaptá-la para obter vários resultados com base em seus gostos.
Configurações da câmera
- Câmera – Nikon D850
- Lente – AF DC Nikkor 105 F2
- Velocidade do obturador – 1/125º
- Abertura – f2.0
- ISO – 50
- Kelvin – 4500K
- Distância focal – 105mm
O projeto de iluminação…
Agora que você viu a configuração e alguns dos bastidores da filmagem, deixe-me explicar brevemente o que está acontecendo. O design de iluminação gira em torno de mim, lançando os cáusticos no modelo através de uma luz forte sendo colocada em uma folha de mylar prateada suspensa acima da cabeça do modelo. Este efeito de iluminação cria destaques e sombras no modelo e essas sombras são então preenchidas por uma luz suave colorida produzida por um grande guarda-chuva e tela.
Prata Mylar
O mylar prateado é o truque secreto aqui e, embora eu tenha usado esse material no passado para criar um efeito semelhante, não usei uma folha perfeita dessa maneira. Por ‘perfeito’, quero dizer não amassado, dobrado ou distorcido. Ter uma folha limpa acima do modelo significa que os reflexos resultantes são apenas levemente afetados, mas quando ampliados pela distância da luz que viaja da superfície para o assunto, essas pequenas imperfeições são ampliadas e é isso que cria esse lindo cáustico. como efeito. Compartilharei o mylar de prata exato que usei na seção ‘Produtos usados’ abaixo, para que você possa ter uma ideia melhor do que este produto é e faz se você não o usou antes.
Simulando ‘casuística’
Sim, para esclarecer, tecnicamente não estou criando cáusticos verdadeiros através de água ou outros meios transparentes, na verdade estou recriando uma aparência semelhante refletindo luz forte em uma superfície muito brilhante. Dito isto, o efeito é extremamente semelhante ao visual cáustico e também não precisamos suspender uma poça de água acima do modelo para alcançá-lo.
Nunca acenda de baixo
O outro fator importante aqui é o fato de eu ter suspendido o mylar acima do assunto. Para mim, este é um elemento crucial que muitos ignoram, pois você nunca quer simplesmente colocar a folha de mylar no chão e refletir a luz dela. É realista ter cáusticos descendo em comparação com cáusticos sendo lançados no modelo como eles podem aparecer na natureza, como se o modelo estivesse na beira da piscina? Não, mas estamos tentando tirar ótimas fotos, não ganhar na feira de ciências.
Ao ter o mylar acima da cabeça do modelo, somos capazes de manter uma luz muito mais lisonjeira em nosso assunto (e direi novamente, pois sei que as pessoas cometerão esse erro), pois você nunca deseja iluminar seu assunto de abaixo.
Luz forte
Muitos leitores de longa data meus há muito tempo aceitaram o fato de que eu uso uma luz muito forte em muitas das minhas configurações na forma de um ‘Snoot Óptico’. Muitos de vocês já possuem um desses Snoots Ópticos, pois não são muito caros em termos de outros modificadores de iluminação, mas se você não possui um, quais são as alternativas?
Em primeiro lugar, o que é um Snoot Óptico? É um modificador de iluminação que se conecta ao seu estroboscópio de estúdio que foca a luz em um feixe muito apertado por meio de uma lente montada no final. O snoot óptico que eu tenho na verdade usa uma das lentes da minha câmera para fazer isso e a luz resultante dela é extremamente controlada e focada. Se você não tiver um, recomendo que considere adquirir um, pois o usará muito mais do que pensa, mas uma alternativa para essa configuração talvez seja algo como um flash simples. Os flashes emitem um feixe de luz muito forte e forte e, embora normalmente esteja longe de ser ideal como luz para o seu assunto, essas mesmas propriedades são ideais para essa situação. Caso contrário, um snoot ou grade em seu estroboscópio também pode ser tentado, mas apenas me lembre de que o efeito cáustico resultante pode ser um pouco menos proeminente e mais borrado.
Luz suave
A parte de luz suave desta configuração é um pouco mais fácil de alcançar e você pode criar uma aparência semelhante de várias maneiras. Para esta configuração, eu uso um guarda-chuva grande acoplado a um grande scrim. Eu pessoalmente adoro essa combinação, pois cria uma luz muito suave em um espaço pequeno, ideal para estúdios menores e espaços de filmagem em casa. Devido às softboxes terem um hotspot inerente e inevitável no centro, eu nunca recomendaria usar uma softbox em espaços menores para criar luz suave. O guarda-chuva reflete a luz para longe do assunto e, em seguida, a luz refletida resultante passa por uma camada de difusão. É este método que remove quaisquer pontos de acesso e produz uma luz significativamente mais suave como resultado.
Levando mais longe
Eu já esbocei a premissa básica desta configuração, mas e se você quiser ir mais longe? E se você quiser adicionar um pouco de cor? É claro que nenhum fotógrafo de estúdio que se preze prepararia uma configuração de iluminação sem também adicionar um pouco de luz colorida a ela, certo?!
Felizmente, isso é feito facilmente e tudo o que precisamos fazer é adicionar um gel colorido à nossa luz suave. Essa luz suave já está preenchendo as sombras mais duras da foto, então isso simplesmente adiciona cor a essas sombras sem dominar o assunto.
A única decisão que resta a tomar é ‘que tipo de cor você deve adicionar? ‘ Nas cenas finais abaixo, mostrarei algumas das variações com as quais joguei e você pode decidir por si mesmo o que prefere ou o que gostaria de experimentar e desenvolver ainda mais. Lembre-se, embora as fotos abaixo pareçam muito diferentes, a única coisa que muda é o gel na luz suave…. nada mais!
Golpes finais…
Configuração básica
Esta imagem é a ‘configuração básica’. Isso significa que não há géis na luz suave. Eu tenho a luz forte disparada no mylar acima e os cáusticos resultantes estão caindo sobre o modelo. A luz suave está adicionando uma pequena quantidade de luz de preenchimento à cena, o que resulta em sombras escuras projetadas pelos cáusticos para não serem muito pesadas e escuras. Esta é uma ótima aparência e cria um efeito de iluminação cáustica muito crível.
A partir daqui, você pode brincar com quantidades variadas de potência de luz de preenchimento da luz suave. Mais energia da luz suave reduziria o contraste geral dos cáusticos e menos energia o aumentaria.
A configuração ‘Aparência mais quente’
Este próximo visual adiciona muito calor visual à configuração por meio de gel colorido na luz suave.
Como você pode dizer imediatamente pela aparência disso em comparação com a configuração base, as sombras agora estão muito mais quentes e isso é graças a um gel CTO sendo adicionado à luz suave.
Um gel de temperatura de cor laranja (CTO) é um gel especificamente projetado que é usado para aumentar o valor de Kelvin de uma determinada luz. Isso NÃO deve ser confundido com um gel laranja normal. É claro que você pode testar um gel laranja normal aqui, mas provavelmente achará o efeito muito dominante e, por causa disso, prefiro usar o gel CTO mais sutil.
A configuração ‘Aparência mais fria’
Como na configuração anterior acima, onde adicionei um gel CTO à luz suave, agora substituí esse CTO por um gel CTB. O gel Color Temperature Blue (CTB) está fazendo uma coisa semelhante a antes, aplicando uma cor sutil, graças ao fato de afetar apenas o Kelvin. Como eu disse, isso é sutil, na verdade você pode nem ter notado, se você não tivesse visto a foto original sem gel no início. Usar esses sutis géis Kelvin pode ser uma ótima maneira de afetar a aparência geral de uma cena, sem dominá-la ou dominá-la com cores. Também vale a pena notar que seu histórico também pode desempenhar um papel importante nisso. Eu estou usando um cenário de tela pintada à mão maravilhosamente rico em ouro aqui que é muito quente de se olhar por conta própria. Este CTB apenas traz toda a cena para um tom mais neutro no geral.
Adicionando MAIS cor…
Nessas fotos finais, eu brinquei adicionando ainda mais cor através do uso de géis coloridos regulares na luz suave. Como você pode ver nas fotos abaixo, as sombras agora estão preenchidas com uma cor muito óbvia e eu fiquei pessoalmente mais feliz com esses looks finais devido à harmonia que eu estava criando com o cenário dourado e os modelos de pele bronzeada, ao lado do gel quase azul água-marinha cor.
A cor é indiscutivelmente um dos aspectos mais subjetivos de nossas vidas, pois a cor significa coisas muito diferentes para cada um de nós, mas a filosofia da cor de lado, eu sempre encorajo cada um de vocês a experimentar cores em suas fotos. Comece a construir sua própria biblioteca visual do que funciona e do que não funciona para você pessoalmente. Não tenha medo de experimentar e, acima de tudo, confie em sua própria opinião sobre o que parece ser bom.
Em última análise, as fotos abaixo mostram onde acabei com minhas cores finais e, para mim, conjurou uma harmonia de cores que lembrava os antigos banhos romanos. Um rico ouro e bronze que oxidou com aquele tom esverdeado, juntamente com a água cáustica e o efeito azulejo do cenário pintado à mão, resultando nas lindas fotos finais abaixo das quais estou muito feliz.
Como eu disse, brinque com as cores com base no tipo de pele do modelo, estilo, fundo e aparência geral que você procura.
Produtos usados
Prata Mylar
Este é provavelmente o item mais exclusivo da lista e, embora você provavelmente não tenha um pouco disso por aí, não é muito caro obter. Veja opções neste link na Amazon Brasil.
Snoot Óptico
Muitos dos meus leitores regulares saberão que eu absolutamente amo esse modificador. Eu o uso em muitas das minhas filmagens, embora raramente o use para o propósito pretendido, que é iluminar através de gobos. Estou usando o snoot óptico aqui, pois me permite ser muito controlado com onde a luz incide no meu assunto. O ponto de luz muito controlável que o snoot óptico fornece facilmente me permite fazer isso, mesmo em pequenos espaços de filmagem, como estúdios domésticos.
Um modificador exclusivo que você usará com mais frequência do que imagina. Nenhum outro modificador cria uma luz direcional forte como essa e, embora seja frequentemente usado com gobos, muitas vezes eu simplesmente o uso sem eles. Veja opções neste link na Amazon Brasil.
Sombrinha grande e scrim
Eu aprecio que isso pode parecer um exagero, mas essa segunda luz precisa ser muito suave para não lançar sombras no meu plano de fundo do modelo. Quanto mais eu afasto o assunto do fundo para reduzir as sombras, maior se torna a diferença na exposição entre o assunto e o fundo e eu realmente quero limitar isso usando apenas duas luzes em um pequeno espaço. Esta grande combinação de sombrinha e tela produz uma luz muito suave com quase nenhum ponto de acesso, mesmo em espaços apertados. Veja opções neste link na Amazon Brasil.
Géis de cor
Uma das principais características desta configuração foi com a adição de cor. A cor adiciona outra dimensão a esse visual e, seja com os géis CTO e CTB, ou apenas géis coloridos comuns, a camada extra de cor nesta foto e muitas outras é uma ótima maneira de dizer mais sobre sua imagem. Veja opções neste link na Amazon Brasil.
Pano de Fundo Pintado à Mão
Se você está levando o retrato a sério, provavelmente já possui pelo menos um desses, mas os cenários de tela pintados à mão são uma adição fenomenal às suas configurações de retrato. Serei honesto, eu mesmo estava cético até experimentá-los e eles realmente permitem que você produza fundos verdadeiramente lindos quando usados em conjunto com uma lente de profundidade de campo rasa. Estou usando um dourado de 2m x 3m da Essential Photo aqui e se você já olhou os preços de cenários pintados à mão antes, esses da Essential Photo não são tão caros quanto muitos outros por aí.
Sobre o autor : Jake Hicks é um fotógrafo editorial e de moda baseado em Reading, Reino Unido. Ele é especialista em manter a habilidade na câmera e não apenas na tela. Se você quiser saber mais sobre sua incrivelmente popular iluminação com gel e técnicas pós-profissionais, visite este link para obter mais informações. Você pode encontrar mais de seu trabalho e escrita em seu site , Facebook , 500px , Instagram , Twitter e Flickr . Este artigo também foi publicado aqui.