Tendência

Dicas de fotografia: 6 técnicas de iluminação de retratos com apenas uma fonte de luz

O fotógrafo Matt Golowczynski compartilhou 6 ótimas dicas de fotografia para iluminar retratos de pessoas usando apenas uma fonte de luz. “Retratos com aparência profissional não exigem configurações de iluminação profissionais. Embora definitivamente ajude ter luzes apropriadas, o que faz a diferença crucial entre um retrato médio e um ótimo é saber o que fazer com o kit que você tem”, disse Matt.

Muito do seu sucesso se resume a organizar sua fonte de luz para complementar o assunto que está sendo fotografado e usar alguns acessórios quando necessário, como um difusor ou refletor, para modificar a luz na cena. Estes não precisam ser caros, e muitas vezes você pode substituir algo que você pode ter em casa. Um grande pedaço de espuma branca ou papelão resistente, por exemplo, pode funcionar perfeitamente bem como refletor.

As seis configurações abaixo mostram que tipo de efeitos você pode obter com apenas uma única luz e um refletor. Talvez você possa começar pensando: que tipo de visual eu quero alcançar? Você quer uma iluminação no estilo Rembrandt, onde parte do rosto fica iluminada e parte fica na sombra? Ou você quer um tipo de luz mais uniforme?

Dicas de fotografia: 6 técnicas de iluminação de retratos com apenas uma fonte de luz

Para uma luz forte que resulta em uma aparência de alto contraste, você pode querer usar a luz como está, perto do assunto. Isso criará sombras que podem destacar certas características faciais e, com o assunto certo, isso pode ficar ótimo. Um pouco de distância e um acessório como um difusor vão ajudar a espalhar e suavizar a luz, dando um efeito mais suave.

O uso de um refletor pode adicionar equilíbrio e ajudar a preencher as sombras, e usar um colorido pode adicionar um calor ou um frescor também. Um refletor de cor dourada, por exemplo, devolverá uma luz mais quente de volta ao assunto, enquanto um prateado ajudará a manter as coisas frescas.

Talvez você queira enfatizar a forma do assunto iluminando-o por trás? Isso criará uma luz de borda que pegará o cabelo e poderá facilmente dar mais vitalidade à imagem final. Nem sempre será apropriado para todos os modelos, mas é facilmente alcançado e oferece algo menos óbvio para experimentar.

Artigos relacionados