Por que 19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia?

A fotografia, sem dúvida, é uma das maiores invenções da história da humanidade. Por isso, comemoramos dia 19 de agosto o Dia Mundial da Fotografia (World Photography Day). Mas por que esse dia foi escolhido?

A ideia de comemorar o Dia Mundial da Fotografia nesta data foi do fotógrafo indiano, O.P. Sharma. Ele apresentou a sugestão para a ASMP (Sociedade de Fotógrafos de Mídia da América) e a RPS (Sociedade Real Fotográfica), que acataram a ideia e lançaram uma campanha para incentivar a comemoração da data como forma de celebrar a fotografia e valorizar o trabalho dos fotógrafos de todo o mundo. A campanha foi um sucesso e vários países adotaram a data.

19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia

A origem do Dia Mundial da Fotografia?

Mas por que dia 19 de agosto? No dia 19 de agosto de 1939, Louis Daguerre (1787 – 1851), considerado o pai da fotografia, anunciou ao público a criação do daguerreótipo na Academia Francesa de Ciências, em Paris. Até hoje, o “Daguerreótipo”, é considerado a primeira câmera fotográfica da história.

O Daguerreótipo era uma caixa de madeira, onde era colocada uma chapa de cobre prateada e polida, que, posteriormente, era exposta a luz durante vários minutos. Após a exposição, a imagem era revelada em vapor de mercúrio aquecido, que aderia ao material nas partes onde ele havia sido sensibilizado pela luz. Veja abaixo a primeira câmera fotográfica do mundo:

19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia

Embora o nome “Daguerreótipo” foi dado apenas em homenagem a Louis Daguerre, a criação o desenvolvimento também teve fundamental contribuição de Nicéphore Niépce, que acabou morrendo em 1833. Daguerre e Niépce, em 1832, usaram um agente fotossensível à base de óleo de lavanda e criaram um processo bem-sucedido chamado Physautotype, que permitia obter imagens estáveis ​​em menos de oito horas.

Após a morte de Niépce, Daguerre continuou sozinho seus experimentos com o objetivo de desenvolver um método de fotografia mais acessível e eficaz. Durante seus testes houve um acidente que resultou em sua descoberta de que o vapor de mercúrio de um termômetro quebrado poderia acelerar o desenvolvimento de uma imagem que não estava revelada de oito horas para apenas 30 minutos.

Daguerre apresentou o processo do daguerreótipo ao público em 19 de agosto de 1839, em uma reunião da Academia Francesa de Ciências, em Paris. Por isso, por sugestão fotógrafo indiano, O.P. Sharma, em 1991, a data foi sugerida como a ideal para comemorar o Dia Mundial da Fotografia.

Quem foi o primeiro fotógrafo do Brasil?

Apenas dois anos após o anúncio da criação do Daguerreótipo em Paris, a nova tecnologia chegou ao país. Segundo a história, foi o abade francês Louis Comte (1798 – 1868) que trouxe a invenção de Daguerre para o Brasil e apresentou ao Imperador D. Pedro II. O imperador que gostava muito de pintura e arte, ficou apaixonado pela invenção e assim se tornou o primeiro fotógrafo do Brasil. Ao longo da vida, D. Pedro II produziu e guardou mais de 25 mil fotos, que posteriormente foram doadas para a Biblioteca Nacional.

19 de agosto é o Dia Mundial da Fotografia - D. Pedro II o primeiro fotógrafo do Brasil
D. Pedro II é considerado o primeiro fotógrafo do Brasil

Mas por que também comemoramos o Dia Nacional da Fotografia?

Além do Dia Mundial da Fotografia também comemoramos aqui no Brasil o Dia Nacional da Fotografia ou Dia do Fotógrafo, em 8 de janeiro. A data foi instituída pois acredita-se que foi o dia que chegou ao país o primeiro Daguerreótipo (considerado a primeira câmera fotográfica) pelas mãos do abade Louis Compte, em 1840, como mencionamos acima.

Leia também:
Conheça a história das 19 primeiras fotos de várias áreas de nossa profissão
Niépce e Daguerre – Os pais da fotografia

Sair da versão mobile