“Dia de Gre-Nal”, por Cristiano Borges

O fotógrafo Cristiano Borges tem procurado incrementar a sua fotografia de recém-nascidos. Mais do que fazer um retrato, o objetivo do capixaba tem sido contar um pouco da história da família num único clique. Uma espécie de “fotografia newborn com contexto”.

– Procuro criar imagens que possam mexer com a imaginação de quem as vê. – afirma Cristiano, que projeta seus ensaios a partir de conversas com a família. A ideia é extrair informações que auxiliem na cenografia: preferências musicais, esportivas, hobbies e profissões.

O resultado dessa abordagem pode ser visto na foto que precede este artigo. Foi feita em dezembro do ano passado, em Porto Alegre (RS). Cristiano foi ao Sul para ministrar uma oficina (as fotos do making-of, abaixo, são dos participantes) e produziu um ensaio durante a atividade. Como era domingo de clássico no futebol gaúcho, e o pai torcedor gremista, ele usou o Gre-Nal como gancho do ensaio: – Fizemos uma foto para ficar na história, pois foi nesse dia o último jogo do Estádio Olímpico (que seria demolido). – explica o fotógrafo, que não dispensa um certo improviso em suas produções: – É um desafio a mais.

A imagem foi captada com uma 5D Mark II, equipada com uma zoom 24-105mm regulada em f/4. O clique saiu a uma velocidade de 1/160s, com ISO ajustado em 400. Cristiano usou ainda um Brolly Box de 110cm para iluminar a cena.

– O Brolly Box foi usado por seu grande alcance de iluminação e por proporcionar uma luz suave, com leves sombras, dando um volume na imagem e mantendo a minha característica. – informa.

O acessório foi posicionado num ângulo de 60º no lado esquerdo da cena, para que o rosto do bebê ficasse bem iluminado: – Foi utilizada apenas essa fonte de luz, pois gosto de trabalhar com muitas sombras, trazendo um volume bacana para a imagem. – acrescenta Cristiano, que teve o cuidado de não lançar sombras indesejadas no rosto da criança nem “entregar” a posição do assistente, escondido atrás do rádio para dar segurança ao pequeno torcedor.

O toque final foi proporcionado pelo clima “vintage” da produção. – O pai vibrou com cada lance, ou diria, cada foto. – garante o fotógrafo. Detalhe: o jogo terminou empatado em 0x0.

 

Sair da versão mobile